Necessidade de 3ª dose da vacina será analisada em debate no Senado

Comissão Temporária da Covid-19 ouvirá Anvisa, Butantan e Saúde

Publicado em 15/08/2021 - 15:51 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio nacional - Brasília

A eficácia das vacinas aplicadas nos brasileiros vai ser debatida pela Comissão Temporária da Covid-19, do Senado, nesta segunda-feira (16).

A comissão vai receber especialistas, a partir das 10 horas, que vão esclarecer aos senadores a importância das primeira e segunda doses e também analisar a necessidade de uma terceira, de reforço, conforme o imunizante. 

O pedido para a audiência partiu do presidente da comissão, senador Confúcio Moura (MDB-RO). Ele justifica que o registro de casos de contaminação pelo coronavírus, por cidadãos totalmente imunizados, tem sido cada vez mais comum.

Segundo o parlamentar, alguns países já adotaram a prática, baseados em estudos que indicam que a imunidade diminui com o tempo, colocando os vulneráveis novamente em risco. Ele citou o caso da Alemanha, que iniciou do reforço para idosos e população com saúde vulnerável, sendo recomendada também para crianças e adolescentes. 

Para Confúcio, é importante verificar os perfis e as idades dos públicos mais bem atendidos por cada imunizante. Assim, seria evitado o desperdício de doses, e também possível um novo plano de vacinação, mais eficiente, e baseado em dados científicos. 

Vão participar do debate o pesquisador do Instituto Butantan, Mauro Borges, a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas; a pesquisadora Margareth Dalcomo; e Rosana Leite Melo, da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde.  A audiência será interativa, com a possibilidade de participação do público, através do portal E-cidadania. 

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Eduardo Giannetti é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O escritor, professor e economista Eduardo Giannetti tomou posse nesta sexta-feira como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Giannetti ocupa a Cadeira 2, sucedendo ao filósofo e professor Tarcísio Padilha, que faleceu no ano passado.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio mantém prisão de filha acusada de aplicar golpe na mãe

A Justiça do Rio manteve a prisão temporária da atriz Sabine Boghici, acusada de aplicar um golpe milionário na mãe de 82 anos, viúva do colecionador de arte Jean Boghici.

Baixar arquivo
Segurança

Deputado cassado Valdevan Noventa é investigado pela polícia de SP

O ex-deputado federal Valdevan é presidente licenciado do Sindmotoristas, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de São Paulo. Ele e outros diretores do sindicato são investigados por extorsão e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Economia

Receita Federal regulamenta nova transação para créditos tributários

Uma das novidades é que o desconto máximo dos créditos negociados foi ampliado de 50 para 65%. Além disso, o limite de parcelas para o público geral passou de 84 para 120.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil reconhece 14 cidades em situação de emergência em MS

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 14 cidades de Mato Grosso do Sul por causa de incêndios florestais.

Baixar arquivo
Economia

Anatel prorroga por dois meses a ativação do 5G em 15 capitais

A Anatel decidir mudar o cronograma de ativação do 5G no Brasil. O prazo vai ser prorrogado por até dois meses, porque houve um atraso na importação de equipamentos necessários a instalação da internet 5G.

Baixar arquivo