OMS vai testar três anti-inflamatórios para tratamento da covid-19

Publicado em 11/08/2021 - 20:45 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira que vai conduzir testes clínicos com três anti-inflamatórios para saber se eles podem ser usados contra a covid-19. O estudo será feito em 52 países e vai usar os seguintes medicamentos: artesunato, imatinibe e infliximabe. Os três foram selecionados por um painel de especialistas independentes, porque têm potencial de reduzir o risco de morte em pacientes hospitalizados.

O artesunato é usado para tratar a forma grave da malária. O imatinibe é aplicado no tratamento de certos tipos de câncer. E o infliximabe serve para doenças do sistema imunológico, como a de Crohn e artrite reumatoide.

Ainda sobre remédios, a OMS marcou a divulgação do resultado de um estudo feito no ano passado, com 13 mil pacientes em 30 países, para o fim de setembro. A pesquisa detectou pouco ou nenhum efeito dos medicamentos remdesivir, hidroxicloroquina, lopinavir, ritonavir e interferon.

O número de casos confirmados de covid-19 no mundo já passou de 203 milhões e o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, fez um alerta. Ele disse que o mundo pode chegar a 300 milhões de contaminações já no início do próximo ano. Para evitar isso, o diretor da OMS sugeriu que os governos invistam na vacinação e os países mais ricos ajudem a vacinar os moradores dos países mais pobres. Já as pessoas devem manter as medidas de prevenção, como distanciamento, uso de máscara e higiene das mãos.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo