Pesquisa aponta que na pandemia os tratamentos de câncer caíram 24,8%

Publicado em 16/08/2021 - 15:17 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As cirurgias oncológicas no Rio de Janeiro tiveram uma redução de 25% desde que a pandemia começou. Também houve queda de 24,8% nos tratamentos de câncer no estado, com exceção de radioterapia e quimioterapia.

Nos três primeiros meses da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, as consultas ambulatoriais para esses pacientes foram reduzidas em aproximadamente 22%, na comparação com o trimestre anterior, de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020.

Os dados são da pesquisa “Assistência Oncológica do Estado do Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19”, realizada pela Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria Pública, em parceria com Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Segundo os pesquisadores, a redução na oferta de ações assistenciais voltadas ao combate do câncer revela como a Covid impactou na garantia de atendimento às demais doenças, confirmando, segundo o estudo, denuncias de precarização das redes de atenção à saúde no estado. A subcoordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Rio, Alessandra Nascimento, ressalta que a deficiência na rede de oncologia do estado não é algo recente e que toda a deficiência já existente na rede foi reforçada durante a pandemia.

Vistorias feitas pelo Cremerj-  Conselho Regional de Medicina do Estado - entre os anos de 2016 e 2019, consolidadas no levantamento divulgado agora, mostram que os leitos de cuidados paliativos não existem em mais de 80% das unidades públicas do estado.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo