Rio acelera vacinação contra covid-19 para imunizar adultos até 18/08

Publicado em 02/08/2021 - 15:03 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio deu início a uma nova etapa da  vacinação contra a covid-19, acelerando o ritmo da campanha na cidade. A partir de agora, o calendário reserva apenas um dia por faixa etária para a aplicação da primeira dose. Antes, o cronograma separava três dias para cada idade, alternando o público alvo por gênero, com repescagem ao final do prazo.

A nova etapa começou nesta segunda-feira para os adultos de 32 anos. A orientação, válida pelas próximas semanas, é que as mulheres se vacinem pela manhã e, os homens, na parte da tarde. O esquema segue dessa forma até sábado, quando devem comparecer aos postos de saúde as pessoas com 27 anos.

O secretário de saúde, Daniel Soranz, reforçou que o cronograma se mantém, com a expectativa de imunizar todos os adultos da cidade com pelo menos uma dose até o dia 18 de agosto. Soranz confirmou ainda que uma nova remessa de imunizantes deve ser entregue pelo Ministério da Saúde nas próximas 24 horas.

A partir do dia 23 de agosto a campanha contra a covid-19 inicia a imunização de adolescentes com a vacina da Pfizer, a única autorizada para esta faixa etária até o momento. A expectativa é que o calendário termine no dia 10 de setembro, quando deverão ser vacinados meninos com 12 anos de idade.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo