Rio vai exigir comprovante de vacinação de moradores e turistas

Medida passa a valer no dia 1º de setembro

Publicado em 27/08/2021 - 12:10 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A apresentação do certificado de vacinação contra a covid-19 vai ser obrigatória para ingresso em vários locais da cidade do Rio de Janeiro, para a inclusão e manutenção de pessoas no programa de transferência de renda Cartão Família Carioca e também para a realização de cirurgias eletivas.

O decreto do prefeito Eduardo Paes está publicado no Diário Oficial do município desta sexta-feira (27) e começa a valer a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de setembro.

O acesso a locais de visitação turística, como museus, galerias, aquários, parques de diversões, e drive-in, bem como a convenções e feiras comerciais, ficará restrito a quem apresentar o documento.

O certificado será exigido, ainda, em cinemas, teatros, circos, salas de concerto, pistas de patinação e outras atividades de entretenimento. Para frequentar academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes, estádios e vilas olímpicas as pessoas também terão que apresentar o documento.

O prefeito Eduardo Paes explicou que o objetivo desta determinação é criar dificuldade para quem não quer se vacinar, mas também preparar a cidade para a reabertura dos espaços.

Para aqueles cuja data de aplicação da segunda dose ainda não chegou, o documento só precisa comprovar a primeira dose. Serão aceitos o comprovante emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, o que está disponível na plataforma Conecte SUS, que pode ser obtido pela internet, a carteira de vacinação, o certificado internacional emitido por outros países e também o certificado de institutos de pesquisas.

A cobrança deverá ser feita pelo próprio estabelecimento e a fiscalização do cumprimento da regra ficará a cargo da Vigilância Sanitária Municipal.

Outro decreto do prefeito publicado também no Diário Oficial do município nesta sexta-feira, prorroga até o dia 13 de setembro as medidas restritivas já em vigor. Assim, permanece suspenso o funcionamento de boates, danceterias e salões de dança.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo