Taxa de ocupação de UTIs para covid está inferior a 80% em todo país

Publicado em 11/08/2021 - 13:56 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 11/08/2021 - 19:00

Pela primeira vez, desde outubro do ano passado, nenhuma unidade da federação está com a taxa de ocupação de UTIs para adultos igual ou superior a 80%. Além disso, o Brasil está com o menor número de estados na chamada zona de alerta intermediária, que é quando a taxa de ocupação se encontra entre 60% e 80%. Apenas cinco estados estão nessa faixa, sendo que em dois deles, Rondônia e Roraima, é devido à redução de leitos destinados à Covid-19. Este é o melhor resultado desde que a Fiocruz começou a fazer o levantamento, em julho de 2020.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Oswaldo Cruz com base em informações levantadas no dia 9 de agosto. A pesquisadora da Fiocruz, Margareth Portela, afirma que os números são um reflexo do avanço da vacinação.

A Fiocruz alerta, porém, que a média de mais de 33 mil casos por dia, assim como a de 910 mortes diárias ainda estão muito elevadas, o que requer a manutenção dos cuidados, como uso de máscaras e distanciamento social, mesmo pra quem já está vacinado, ainda mais com o surgimento de novas variantes, como a Delta.  

As maiores taxas de ocupação de leitos para adultos estão em Mato Grosso, com 79% e Goiás, que tem 78%. Por outro lado, 14 estados apresentam taxas inferiores a 50%.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo