Anvisa autoriza uso de vacinas e remédios que sobraram de testes

Publicado em 30/09/2021 - 09:18 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em uma decisão unânime, a Anvisa autorizou o uso de medicamentos e vacinas para tratamento e prevenção da covid-19, que tenham sobrado dos ensaios clínicos feitos no Brasil. Para isso, essas substâncias precisam conseguir o registro sanitário ou autorização de uso emergencial.

A diretora-relatora do caso, Meiruze Freitas, afirmou que a prioridade será abastecer as unidades do Sistema Único de Saúde.

A Anvisa já autorizou 12 estudos clínicos com vacinas contra covid-19 no país e permitiu o uso de quatro imunizantes. A diretora da Anvisa Meiruze Freitas lembrou que além das doses dessas vacinas, a decisão autoriza o uso das sobras de quatro medicamentos compostos de anticorpos monoclonais, que são aqueles produzidos em laboratório.

Ao proclamar o resultado unânime, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, declarou que a decisão evita desperdício de remédios e vacinas já registrados pela agência e que sobraram de testes clínicos.

Para permitir o uso desses produtos, a Anvisa determinou que os pacientes que receberem esses remédios e vacinas precisam ser informados que eles fazem parte do estoque remanescente do ensaio clínico. E os pesquisadores devem monitorar se vão ocorrer efeitos colaterais não previstos.

 

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo