Anvisa conclui que morte de adolescente não teve relação com vacina

Publicado em 21/09/2021 - 10:36 Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) receberam, na noite de domingo (19), do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, um relatório com informações negando a relação entre a morte de uma adolescente no estado e a vacinação dela contra covid-19. 

Segundo a Anvisa, os dados apresentados no relatório foram considerados “consistentes e bem documentados”.  

O caso se refere ao de uma adolescente de São Paulo, que morreu sete dias depois de ter tomado vacina contra a covid-19. A causa provável, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foi atribuída ao diagnóstico de doença autoimune, denominada púrpura trombótica trombocitopênica (PPT).

A Anvisa recebeu o relatório de investigação contendo todos os detalhes do processo de avaliação, que concluiu não ser possível atribuir diretamente a morte à vacinação.

O próximo passo da Agência é notificar a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre as investigações para avaliação quanto a qualquer possível sinal de segurança. 

A Anvisa já afirmou que vai manter a posição sobre os benefícios das vacinas e da importância delas no combate à pandemia. 

*com informações da Agência Brasil
 

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Ex-vereador e policial civil Jerominho é preso novamente no Rio

Desta vez em cumprimento a um mandado pela condenação do crime de extorsão pelo emprego de arma de fogo, cometido em 2005.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas do futebol

Nas eliminatória Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o Brasil empatou com o Equador em 1 a 1, o Paraguai perdeu para o Uruguai por 1 a 0 e o Chile perdeu para a Argentina por 2 a 1.

Baixar arquivo
Esportes

Minas e Vôlei Renata são os finalistas da Copa Brasil masculina 2022

Após dois jogos, na noite dessa quinta-feira (27), no ginásio Galegão, em Blumenau, Santa Catarina, as duas equipes seguem na busca pelo título da competição

Baixar arquivo
Saúde

Bebê de seis meses recebe vacina contra a covid-19 por engano

A menina foi vacinada com um frasco inteiro da Pfizer, o equivalente a seis doses para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz e Fundação Alfredo da Matta realizam inquérito de hanseníase

O primeiro inquérito de hanseníase no país tem por objetivo mapear as consequências e sequelas da doença para os pacientes que já receberam tratamento.

Baixar arquivo
Economia

Sistema do BC para informar dinheiro esquecido vira isca para golpe

Relatos em redes sociais mostram que os bandidos mandam uma mensagem pelo whatsapp informando que a pessoa tem dinheiro para receber e deve clicar em um link.

Baixar arquivo