Capitais têm nível alto de transmissão comunitária do coronavírus

Publicado em 24/09/2021 - 15:56 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave caíram no Brasil. É o que informa o Boletim Infogripe da Fiocruz, que confirma a tendência de queda. Cerca de 99% dos casos com identificação laboratorial de vírus respiratório são referentes ao novo coronavírus.

O Rio de Janeiro, porém, é uma das seis unidades federativas que apresentam sinal de crescimento apenas nas últimas três semanas. Outros estados com sinal de aumento são Amapá, Amazonas, Bahia, Pernambuco e Tocantins.

O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, alerta que especialmente a população idosa deve manter os cuidados para que esses números possam diminuir.  Para ele, o índice continua num platô alto de casos gravos nessa faixa etária.

O Boletim traz para o debate também a disseminação da variante Delta no Brasil que, ao contrário do que ocorreu em diversos outros países, não implicou em um aumento exponencial dos indicadores da epidemia.

Entre as justificativas que poderiam explicar o porquê dessa diferença, ou seja, da variante Delta não ter avançado no país, o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, cita o avanço gradual da vacinação nos últimos meses. 

Os indicadores da Fiocruz apontam que a maioria das capitais estão com nível alto ou superior para a transmissão comunitária do novo coronavírus; embora, diminuindo gradativamente.

Das 27 capitais, São Luís está com classificação de saúde em nível epidêmico. Entre as capitais com nível alto estão: Aracaju, Belém, Cuiabá, Palmas, Porto Alegre e Vitória.  Entre as de nível muito alto estão: Campo Grande, Rio de Janeiro e São Paulo. Já Brasília e Goiânia são algumas das que estão em nível extremamente alto.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Nascidos em outubro recebem a 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

Os recursos serão creditados na Poupança Social Digital e esse público pode sacar ou transferir o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo