Consumo de álcool na gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

No Brasil, 15% das mulheres mantêm a ingestão de álcool na gravidez

Publicado em 09/09/2021 - 08:12 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Esta quinta-feira, 9 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal. Esse é o nome do quadro mais grave causado ao bebê, quando a mãe, gestante, consome bebida alcoólica. No Brasil, 15% das mulheres mantêm a ingestão de álcool mesmo ao estarem grávidas. A estimativa é preocupante, porque isso traz riscos de transtornos neurológicos e neurocomportamentais para o feto. Além disso, o consumo de álcool durante a gestação pode provocar, no bebê, o chamado transtorno do espectro alcoólico fetal e, até mesmo a síndrome alcoólica fetal, uma doença sem cura.

Referência nacional no assunto, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) está à frente da campanha de conscientização contra o consumo de bebida alcoólica, na gestação. Para a médica pediatra, especialista em neonatologia, da entidade, Conceição Segre, não existe consumo moderado de bebida alcoólica para grávidas, “é tolerância zero”. Segundo ela, o álcool age diretamente na formação de órgãos, no sistema nervoso e nas características faciais da criança.

Segundo o CISA, não há dados sobre a situação, no Brasil. Mas um estudo feito na periferia de São Paulo apontou que, a cada mil nascidos, 38 bebês sofriam de algum transtorno relacionado à ingestão de álcool, por parte da mãe, na gravidez. No entanto, esse número pode ser muito maior, já que, segundo a entidade, nem 1% das crianças afetadas são diagnosticadas.

A engenheira agrônoma, Cleísa Brasil, de 50 anos, levou mais de três anos para conseguir o diagnóstico da filha, que hoje tem 11. Adotada aos nove meses, a pequena já apresentava atrasos neurológicos, que levaram à microcefalia, deficiência intelectual e características na face, comuns da síndrome alcoólica fetal. Para ela, é importante a criação de uma lei nacional que aborde políticas públicas, sobretudo na capacitação de profissionais, e que a inclusão seja um direito das famílias.

Cleísa argumenta que, sem diagnóstico, é mais difícil promover a inclusão das crianças no ambiente escolar, porque acabam não sendo atendidas e acolhidas da forma adequada. Além disso, os casos menos graves - do transtorno do espectro alcoólico fetal - não geram características físicas específicas, o que dificulta mais ainda, o diagnóstico.

No mundo, a cada mil bebês que nascem, de seis a nove têm a síndrome alcoólica fetal (SAF). Especialistas alertam que existe tratamento para a síndrome e que a prevenção pode chegar a 100% se a mulher suspender totalmente o consumo de bebida alcoólica durante a gestação.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo