Covid: 20% dos brasileiros foram vacinados fora da cidade em que moram

Publicado em 29/09/2021 - 22:08 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um estudo da Fiocruz aponta que 20% dos brasileiros já imunizados receberam a vacina contra a covid-19 fora do município de residência. A capital paulista é mais afetada pelo deslocamento da população em busca da vacina

 Os registros apontam que São Paulo já havia vacinado mais de 677 mil moradores de seis cidades vizinhas, cerca de 5,5% da população paulistana. Por outro lado, cerca de 220 mil moradores do município se imunizaram em três diferentes cidades do estado: Guarulhos e Osasco, coladas à capital paulista, e Praia Grande, que fica na Baixada Santista.

Situações semelhantes foram encontradas em outras capitais e grandes centros. O município do Rio de Janeiro imunizou quase 390 mil pessoas de fora da cidade. A capital pernambucana, Recife, recebeu foram: mais de 170 mil moradores de fora para se vacinar. Belo Horizonte, em Minas Gerais, vacinou mais de 140 mil moradores de municípios vizinhos.

O fluxo expressivo de pessoas que se deslocaram para se vacinar em outra cidade pode criar problemas para o plano de vacinação em capitais e metrópoles que funcionam como polos regionais de saúde.

A situação se agrava quando não há estratégias para a imunização compartilhada entre as prefeituras e estados, o que pode sobrecarregar a campanha de vacinação dos municípios mais procurados.

O estudo avalia que “a escassez de doses no início do processo de vacinação e os diferentes calendários vacinais e grupos prioritários entre os estados e municípios ajudam a explicar essa procura por doses em outras cidades.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo