Covid: municípios com mais dependentes do SUS registraram menos mortes

Publicado em 20/09/2021 - 16:18 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os municípios onde há mais dependentes do Sistema Único de Saúde foram os que tiveram menos mortes por covid-19. Já aqueles com economia mais forte houve mais mortes causadas pelo coronavírus.

A conclusão está na pesquisa “IVM - Índice de Vulnerabilidade Municipal de 2021-COVID19”, desenvolvida pelo Instituto Votorantim e pelo BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A ideia é que as conclusões desse estudo sirvam de apoio para os municípios enfrentarem a crise sanitária.

Os dados do estudo foram apresentados nesta segunda-feira na Comissão Temporária da Covid -19, no Senado.

O gerente do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli, comentou sobre a relação entre óbitos e condições do sistema público de saúde e a economia nos municípios, para ele é possível dizer que o sistema público teve um desempenho melhor que o sistema privado.

A pesquisa começou em março de 2020, com a criação de um fundo, com investimento de 150 milhões de reais do BNDES, para ajudar os municípios mais vulneráveis a combater a covid. 274 municípios receberam ações e programas; enquanto, 151 municípios receberam ajuda na gestão pública, do Instituto Votorantin.

O gerente do departamento de educação e investimentos sociais do BNDES, Conrado Matos, falou sobre o apoio aos municípios. Para ele o programa AGP de apoio a gestão pública foi necessário para a gestão dos municípios em saúde.

A pesquisa apresentou ainda o Índice de Eficácia no Enfrentamento da Pandemia, que mostra o desempenho médio de cada município, ou seja, quantos óbitos seriam esperados ao comparar com a média de um município com as mesmas características. Essa abordagem apontou que as capitais mais bem preparadas para enfrentar a covid são: Florianópolis, São Paulo e Palmas. Já as menos eficazes para tratar a covid foram Cuiabá, Manaus e Porto Velho.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo