Covid: municípios com mais dependentes do SUS registraram menos mortes

Publicado em 20/09/2021 - 16:18 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os municípios onde há mais dependentes do Sistema Único de Saúde foram os que tiveram menos mortes por covid-19. Já aqueles com economia mais forte houve mais mortes causadas pelo coronavírus.

A conclusão está na pesquisa “IVM - Índice de Vulnerabilidade Municipal de 2021-COVID19”, desenvolvida pelo Instituto Votorantim e pelo BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A ideia é que as conclusões desse estudo sirvam de apoio para os municípios enfrentarem a crise sanitária.

Os dados do estudo foram apresentados nesta segunda-feira na Comissão Temporária da Covid -19, no Senado.

O gerente do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli, comentou sobre a relação entre óbitos e condições do sistema público de saúde e a economia nos municípios, para ele é possível dizer que o sistema público teve um desempenho melhor que o sistema privado.

A pesquisa começou em março de 2020, com a criação de um fundo, com investimento de 150 milhões de reais do BNDES, para ajudar os municípios mais vulneráveis a combater a covid. 274 municípios receberam ações e programas; enquanto, 151 municípios receberam ajuda na gestão pública, do Instituto Votorantin.

O gerente do departamento de educação e investimentos sociais do BNDES, Conrado Matos, falou sobre o apoio aos municípios. Para ele o programa AGP de apoio a gestão pública foi necessário para a gestão dos municípios em saúde.

A pesquisa apresentou ainda o Índice de Eficácia no Enfrentamento da Pandemia, que mostra o desempenho médio de cada município, ou seja, quantos óbitos seriam esperados ao comparar com a média de um município com as mesmas características. Essa abordagem apontou que as capitais mais bem preparadas para enfrentar a covid são: Florianópolis, São Paulo e Palmas. Já as menos eficazes para tratar a covid foram Cuiabá, Manaus e Porto Velho.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

IGP-M sobe 0,64% em outubro e acumula alta em torno de 17% no ano

Segundo a FGV, a alta da taxa na passagem de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado. 

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil define finalistas da competição

Na Copa do Brasil, o Athletico-PR venceu o Flamengo por 3 a 0. O Furacão está na decisão do torneio e vai pegar o Atlético-MG, que mais uma vez venceu o Fortaleza, desta vez por 2 a 1.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil conquista quarta vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno

O Brasil ainda tem chances de classificação em outras modalidades de gelo e neve, como no esqui estilo livre, snowboard, bobsled e patinação velocidade, entre outras.

Baixar arquivo
Esportes

Há 161 anos nascia Jigoro Kano, o pai do judô

Nascido em 28 de outubro de 1860 em Mikage, no Japão, Jigoro Kano transformou uma arte marcial em estilo de vida: mais do que ensinar golpes no tatame, mestre Kano instituiu uma série de valores éticos e morais.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cartilha com dicas para evitar desaparecimento de crianças é lançada

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro, em parceria com o programa SOS Crianças Desaparecidas, lançou nesta quinta-feira, uma cartilha de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes. A publicação traz dicas de como evitar e agir em casos de desaparecimento.

Baixar arquivo
Política

Congresso promulga emenda que amplia repasse a municípios

O Congresso Nacional promulgou hoje a emenda à Constituição que amplia o repasse de recursos da União para os municípios. O texto, que tramitava desde 2017, também proíbe a transferência de qualquer despesa que não esteja prevista no orçamento da prefeitura.

Baixar arquivo