Covid: Vacinação de gestante e puérpera está muito abaixo do esperado

Publicado em 17/09/2021 - 18:46 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Vacinação de gestantes e puérperas contra covid 19 está muito abaixo do esperado. Pouco mais de 40% das gestantes e das mulheres que acabaram de dar à luz, as puerperas, tomaram pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.

Segundo o levantamento do Obesrvatório Obstétrico Brasileiro, são pouco mais de 1,3 milhão de mulheres vacinadas de um grupo que passa de 3 milhões e 100 mil grávidas e puérperas.

Desse total, pouco mais de 420 mil completaram o esquema vacinal com as duas doses da vacina ou a vacina de dose única. Menos de 15% das gestantes e puérperas.

Rossana Francisco, uma das criadoras do Observatório Obstétrico e presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo, calcula que entre essas mulheres a cobertura deveria estar bem perto de 100%. Isso porque, além de terem sido incluídas entre as populações prioritárias, a maior parte das gestantes e puérperas está em faixas etárias que já foram imunizadas. Para Rossana, a desinformação e o medo são as principais explicações para esse resultado.

Os números dão a dimensão da gravidade. Mesmo com as primeiras doses de vacina para gestantes e puérperas disponíveis desde abril, esse ano foram registrados 1.409 óbitos entre elas em função da covid-19. O número é 206% maior do que as mortes registradas no ano passado. Uma a cada cinco dessas mulheres não teve acesso a UTI.

Os três estados com melhor cobertura vacinal para o grupo na primeira dose são Pernambuco, com 46%, Espírito Santo (45%) e Paraná (44%). Os estados em pior situação são Roraima, (3%), Ceará (6%) e Amapá (12%).

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

México prepara a retomada da exigência de vistos para brasileiros

De acordo com a agência de notícias Reuters, o pedido foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Um documento do Ministério do Interior mexicano avalia que esta é uma forma de reduzir a onda de imigrações ilegais do Brasil para os Estados Unidos, passando pelo México.

Baixar arquivo
Esportes

Daiane dos Santos visita os atletas dos Jogos Universitários

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, receberam a visita de Daiane dos Santos. Campeã do mundo no solo em 2003 e com três olimpíadas na carreira.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança o Labcrie que é um laboratório de criatividade e inovação

Nesta sexta-feira, dia do professor, o Ministério da Educação lançou um projeto para instalar laboratórios de tecnologias para docentes da educação básica. O programa Labcrie, que significa Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica.

Baixar arquivo
Geral

INSS começa a testar serviço de abertura de benefícios em 7 cartórios

Sete cartórios no país vão testar um sistema para aceitar os pedidos de salário-maternidade e de pensão por morte, quando emitirem certidões de nascimento ou de óbito.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: Vasco enfrenta líder Coritiba em busca de vaga no G4

Faltam nove jogos para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e o Vasco ainda não alcançou o G4. A chance de chegar bem perto veio na rodada passada, mas o Cruzmaltino acabou perdendo para o Sampaio Corrêa, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Francisco Coelho, em Marabá, inaugura sala de lendas amazônicas

A Sala das Lendas conta ilustrações interativas e importantes personagens, que fazem parte das fábulas amazônicas como, por exemplo, o boto, a mulher de branco, a Matinta Pereira – uma bruxa idosa que assombra as casas das pessoas durante a noite - , além do tradicional boi bumbá.

Baixar arquivo