Estudo indica como saúde mental foi afetada na pandemia

Publicado em 01/09/2021 - 13:02 Por Tony Ribeiro - Estagiário da Rádio Nacional* - Brasília

Pesquisa mostra como a saúde mental do brasileiro está sendo impactada pela pandemia. O levantamento, feito pelo IPEC, a pedido da Pfizer Brasil, apontou que a tristeza foi relatada por 42% dos pesquisados, seguida pela insônia e irritação, 38%, a angústia ou medo, 36%, e crises de choro, 21%.

Os jovens na faixa dos 18 aos 24 anos foram os mais afetados. Metade dos entrevistados classificou a própria saúde mental como ruim ou muito ruim.

A Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos, ABRATA, presta ajuda a pessoas envolvidas direta ou indiretamente com esse problema. A presidente da associação, Martha Axthelm, afirma que a procura aumentou 670% desde o início da pandemia e que a ajuda passou a ocorrer de forma online.
 
“A medida que o cenário que estava acontecendo com a chegada da pandemia, essa necessidade de a gente atuar frente a pacientes e familiares como a gente vem, com toda a nossa história, atuando. Então, a gente criou espaços online, grupos para voluntários. Nós iniciamos com dois grupos semanais, mas agora nós estamos com seis grupos semanais. Procura muito grande desde o primeiro momento, as inscrições, praticamente, se encerram pouquíssimos minutos depois que são abertas, através do nosso site”
 
Para conhecer o trabalho da associação, basta pesquisar por ABRATA na internet. O Brasil é recordista em casos de depressão na América Latina e lidera o ranking de casos de ansiedade no mundo.
 
*Com supervisão de Ana Lúcia Caldas

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo