Faltam doses de AstraZeneca em 94% dos postos da cidade de São Paulo

Publicado em 10/09/2021 - 19:07 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Estão faltando doses da vacina Astrazeneca nos postos de vacinação de São Paulo para a aplicação da segunda dose.

A secretaria de saúde da capital paulista informou que faltam doses do imunizante em praticamente 94% dos postos da cidade.

Segundo o governo de São Paulo, a explicação é que o Ministério da Saúde teria deixado de entregar o imunizante. Mas o Ministério diz que a falta foi provocada por que São Paulo usou vacinas que seriam para segunda dose para aplicar a primeira dose.

Segundo o LocalizaSUS, o estado teria aplicado mais de 1 milhão e meio de vacinas de segunda dose em pessoas que estavam recebendo a primeira.

O cenário fica complicado porque, a Fiocruz que fabrica a Astrazeneca, informou que há atraso no recebimento do IFA, o ingrediente farmacêutico ativo, e suspendeu a entrega do imunizante. A previsão é a retomada da distribuição a partir de segunda-feira, dia 13 e a expectativa é distribuir 15 milhões de doses para todo o país ainda no mês de setembro.

Já as vacinas da Pfizer continuam chegando dentro do cronograma até agora. Nessa madrugada, pouco depois das 4h, chegou uma nova remessa de vacinas no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. O lote de número de 67 tem pouco mais de um milhão de doses de vacinas. Horas antes, na noite dessa quinta (09), pousou o avião com o lote 68, com 1 milhão e 100 mil doses.

Já o lote de número 69 que estava previsto para chegar nesse sábado (11), vai chegar na madrugada do dia 12, domingo. Com isso, a farmacêutica vai precisar fazer 4 entregas só no domingo (12). A previsão é de que nesse dia desembarquem quase 5 milhões e 200 mil doses da vacina da Pfizer.

O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante que devem ser entregues até o final do mês. Até agora, o laboratório entregou pouco mais de 73 milhões de doses. Em um segundo contrato, foram compradas outros 100 milhões de doses com o compromisso de serem entregues entre outubro e dezembro.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo