Fiocruz conclui produção dos primeiros lotes do IFA nacional

Publicado em 28/09/2021 - 11:43 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz concluiu a produção dos primeiros lotes de IFA nacional, o Ingrediente Farmacêutico Ativo da vacina contra a covid-19. Agora, os chamados lotes de pré-validação vão passar por testes de controle de qualidade em Bio-Manguinhos, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, da Fiocruz. Depois, serão encaminhados para o processamento final do imunizante.

Em comunicado, a Fiocruz informou que o primeiro lote, finalizado no início de setembro, também está em análise.

De acordo com a instituição, outros dois lotes para a fabricação do IFA nacional para validação do insumo produzido no Brasil estão em produção. Um está na fase de biorreação - quando as células são infectadas pelo vírus para que o mesmo se multiplique -, e o outro na etapa de expansão celular, quando as células são multiplicadas em meios de cultivo.

Em paralelo, os lotes passam por testes junto à AstraZeneca, que deve confirmar se os resultados obtidos por Bio-Manguinhos estão de acordo com aqueles preconizados pelo laboratório que cedeu a tecnologia.

Ainda segundo a Fiocruz, depois desses testes, a Anvisa vai analisar a documentação para alteração do local de fabricação do IFA no registro da vacina, requisito para a entrega das doses nacionalizadas ao Programa Nacional de Imunizações.

A previsão é que as entregas do imunizante com o IFA nacional comecem a ser realizadas ainda no último trimestre deste ano.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Todo Dia é Rosa: projeto ajuda mulheres acometidas por câncer de mama

A esteticista Márcia Barreto, criadora do projeto, não esconde a emoção. Para ela, mais do que reconstruir as auréolas dessas mulheres, o procedimento tem o poder de devolver a elas a alegria de viver.

Baixar arquivo
Saúde

Dia do Servidor Público: trabalhadores do SUS relatam luta na pandemia

Hoje é Dia do Servidor Público e a gente aproveita a data para lembrar do trabalho importante feito pelos profissionais da saúde que atuam no SUS e no combate à covid-19.

Baixar arquivo
Economia

IGP-M sobe 0,64% em outubro e acumula alta em torno de 17% no ano

Segundo a FGV, a alta da taxa na passagem de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado. 

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil define finalistas da competição

Na Copa do Brasil, o Athletico-PR venceu o Flamengo por 3 a 0. O Furacão está na decisão do torneio e vai pegar o Atlético-MG, que mais uma vez venceu o Fortaleza, desta vez por 2 a 1.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil conquista quarta vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno

O Brasil ainda tem chances de classificação em outras modalidades de gelo e neve, como no esqui estilo livre, snowboard, bobsled e patinação velocidade, entre outras.

Baixar arquivo
Esportes

Há 161 anos nascia Jigoro Kano, o pai do judô

Nascido em 28 de outubro de 1860 em Mikage, no Japão, Jigoro Kano transformou uma arte marcial em estilo de vida: mais do que ensinar golpes no tatame, mestre Kano instituiu uma série de valores éticos e morais.

Baixar arquivo