Lotes da vacina CoronaVac são interditados pela Anvisa

Publicado em 22/09/2021 - 15:37 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 12 milhões de doses da vacina CoronaVac já enviadas ao Brasil devem ser recolhidas por precaução sanitária. É o que determina a Anvisa, Agência Nacional e Vigilância Sanitária, em resolução publicada nesta quarta-feira. As doses devem ser inutilizadas.

Segundo a Agência, o Butantan informou, no início deste mês, que os dados apresentados pelo laboratório na China não “comprovam a realização do envase de lotes da vacina CoronaVac em condições satisfatórias de Boas Práticas de Fabricação”. Isso fez com que a Anvisa decidisse, em resolução no início do mês, interditar os lotes em questão.

Com a resolução desta quarta, as unidades de vacina que se aplicam ao caso devem ser recolhidas para a completa inutilização das doses; que podem ser devolvidas ao fabricante ou destruídas aqui no país.

Além dessas 12 milhões de doses já distribuídas, os lotes correspondem, também, a 9 milhões de doses já negociadas, mas que ainda não chegaram ao Brasil.

Após a interdição, a Anvisa verificou os documentos de análise de risco e de inspeção remota das instalações, em Pequim, na China, e concluiu que, mesmo assim, “permaneciam as incertezas sobre o novo local de fabricação, diante das não conformidades apontadas”. Por esse motivo, a agência reguladora brasileira decidiu, por precaução, que não iria desinterditar os lotes. A portaria determina o recolhimento dessas doses, que não podem circular nem ser mais aplicadas.

Importante destacar que os lotes a serem recolhidos não correspondem ao produto aprovado pela Anvisa, para uso emergencial, no Brasil, da CoronaVac. Somente os lotes da resolução que foram fabricados em local não inspecionado por uma autoridade reguladora chinesa. O recolhimento das unidades restantes deve ser feito pelos importadores.

Algumas doses do imunizante em questão já chegaram a ser aplicadas e essas pessoas devem ser monitoradas, segundo a agência, pelo importador e pelo programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

Qualquer evento adverso desses lotes, e de qualquer vacina, deve ser informado às autoridades competentes. Lembrando que a vacina CoronaVac continua sendo autorizada no Brasil e pode ser aplicada, normalmente, desde que produzida conforme termos de autorização da Anvisa.

Os números dos lotes que foram interditados estão mencionados no site da Anvisa, na internet.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo