Não há registros de intercorrências para doses suspensas da coronavac

Publicado em 08/09/2021 - 20:33 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A secretaria de saúde de São Paulo diz que não existem registros de intercorrências entre as pessoas que foram vacinadas com as doses da coronavac suspensas pela Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu, no último sábado (04), a distribuição de 12 milhões de doses da vacina que foram envasadas em uma fábrica na China que não foi vistoriada.

Do total de doses, quatro milhões ficaram no estado de São Paulo e cerca de 225 mil não foram aplicadas.

Como medida de segurança, os mais de 3 milhões e 700 mil pessoas que tomaram as doses suspensas vão ser monitoradoras por 30 dias.

O diretor executivo da Fundação Butantan, Rui Curi, explicou que a fábrica que foi não certificada não chegou a produzir a vacina, mas ficou responsável apenas pelo envase das doses. Segundo ele, a fábrica já foi certificada pela NMPA, a equivalente da Anvisa na China, e que o relatório de inspeção vai ser entregue para a Anvisa.

Enquanto as vacinas não são aplicadas, o Instituto Butantan recomenda que as equipes de saúde municipais mantenham as doses em quarentena na temperatura entre 2º a 4º Cº até a liberação pela Anvisa.

Além das 12 milhões de doses suspensas nesse sábado (04), há uma nova remessa de 9 milhões de doses da Coronavac que estão previstas para chegar ao Brasil, e que também foram envasadas em fábricas não certificadas pela Anvisa.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo