Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Pesquisa foi feita por órgão da Fiocruz e ouviu 173 mil pessoas

Publicado em 23/09/2021 - 20:48 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz. A pesquisa foi feita em todos os estados e no Distrito Federal, no começo da campanha de vacinação, de 22 a 29 de janeiro deste ano, e publicada pela conceituada revista médica internacional Vaccine.

O que mais preocupa os pesquisadores são os 10% da população considerados “hesitantes” em relação à imunização. São pessoas que, no começo da campanha, estavam em dúvida ou já tinham decidido não se vacinar.

A coordenadora do estudo, Daniella Moore, destacou algumas características desse público. Segundo ela, as pessoas têm medo das reações adversas, e por isso, é importante campanhas de esclarecimento para mostrar que estas reações são normais.

Os 10,5% dos entrevistados considerados hesitantes em relação à vacina são compostos da seguinte forma: 6,7% até tomariam a vacina, dependendo da marca; 2,5% não queriam ser vacinados de jeito nenhum; e 1,3% estava em dúvida.

Ainda de acordo com a pesquisadora, a maioria das pessoas consideradas hesitantes têm baixa renda e baixa escolaridade. Daniella Moore sugeriu a promoção de uma ampla campanha de informação e conscientização.

Para a coordenadora do estudo, essa estratégia é importante para que a vacinação alcance o maior público possível e garanta a imunidade coletiva.

A pesquisa da Fiocruz indicou, ainda, que as vacinas com maior confiança entre os brasileiros que estavam disponíveis na época foram, em primeiro lugar, a AstraZeneca, em segundo, CoronaVac, em seguida, Pfizer, Moderna, Sputnik, e, por último, a Covaxin.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Pesquisa da FGV mostra que café da manhã está mais caro

A alta de 9,40% ficou ligeiramente abaixo da inflação para o mesmo período,que foi de 9,60%. De acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas, o preço do café disparou 28,69%, enquanto o pãozinho subiu 8,13%.

Baixar arquivo
Segurança

IBGE inclui perguntas sobre furtos e roubos na Pnad Contínua

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios vai traçar ainda um perfil das vítimas de furtos e roubos nos últimos 12 meses, com corte socioeconômico, além de identificar o que as pessoas têm feito para se proteger da violência.

Baixar arquivo
Economia

PIB brasileiro cresceu 3,6% em 12 meses, aponta FGV

Apesar da queda de 1% registrada na passagem de julho para agosto deste ano, a economia brasileira continua em trajetória de recuperação em relação a forte queda de 2020 devido à pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil emite alerta de risco geológico em Belo Horizonte

Alerta de risco geológico serve para manter a população atenta a possíveis pontos de desabamentos e deslizamentos. Acumulado de chuva dessa segunda-feira (18) já ultrapassou a média histórica para todo mês de outubro.

Baixar arquivo
Geral

Há 120 anos, Santos Dumont fazia primeiro voo controlado pelo homem

No dia 19 de outubro de 1901, a bordo de seu dirigível número 6, o brasileiro Santos Dumont contornou a Torre Eiffel, a uma altura de 250 metros, em voo acompanhado por uma enorme multidão. 

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade se classifica para finais do Mundial de Ginástica

Com direito a show, Rebeca Andrade garantiu presença em três finais do Mundial de Ginástica no Japão. Rebeca lidera no salto e nas barras assimétricas e ficou com a última vaga na decisão da trave. As finais do salto e das barras acontecem na madrugada do próximo sábado.

Baixar arquivo