OMS: Cuidado materno é tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente

O cuidado neonatal seguro também marca a data celebrada nesta sexta

Publicado em 16/09/2021 - 21:41 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O cuidado materno e neonatal seguro é o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para o Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, comemorado nesta sexta-feira.

Dados da Organização Mundial da Saúde, apontam que 830 mulheres morrem todos os dias no mundo por causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. Os números são ainda maiores quando se trata especificamente dos bebês: anualmente, 2 milhões e meio deles morrem logo após o nascimento.

Um evento online promovido pela ANS, Agencia Nacional de Saúde Suplementar, debateu nesta quinta-feira ações para aumentar a segurança e os cuidados para mães e bebês durante o parto aqui no Brasil.

A live fez parte das ações da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, que reúne cerca de 50 entidades em prol do cuidado materno neonatal, liderado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. 

O idealizador da Aliança, Vitor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira pela Qualidade e Segurança do Paciente, afirma que os problemas demandam não apenas políticas públicas, mas também sociais.

Além das políticas sociais, outras as ações que a aliança defende para melhoria da condição de gestantes, bebes e mulheres que tiveram filho recentemente, são o fortalecimento das redes de atenção, prevenção e fortalecimento do pré-natal.  

De acordo com o IBGE, a taxa de mortalidade materna no país em 2018 foi de cerca de 59 óbitos para cada cem mil nascidos vivos, quase o dobro da meta da ONU de reduzir para 30 o número de mortes até 2030.

Essa situação foi agravada pela pandemia no Brasil, que chegou a registrar 38 óbitos maternos por covid-19 a cada semana em 2021, segundo dados do Observatório Obstétrico Brasileiro.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo