Painel Covid-19 divulga evolução das variantes no Rio de Janeiro

Publicado em 20/09/2021 - 18:39 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do RIo de Janeiro passa a publicar online semanalmente o monitoramento das variantes do novo coronavírus no território fluminense.

O Painel Covid 19, plataforma na internet para acompanhamento dos casos, ganhou uma  página exclusiva com informações sobre as análises do sequenciamento genético do vírus realizadas no estado, com opção de consulta por variante, data, cidade e região de saúde.

A atualização dos dados será feita toda sexta-feira, às 17h, e será acompanhada de um boletim semanal com uma análise sobre o cenário atual das variantes. 

 A primeira edição, que já está no ar, mostra que 100 porcento dos sequenciamentos realizados no período de 28 de agosto a 04 de setembro foram positivos para a variante Delta.

O informativo dessa semana mostra ainda que, em uma amostra coletada na semana epidemiológica no período de 27 de junho a 03 de julho foi identificada a variante Mu, originária da Colômbia.

O caso detectado em junho é de um morador do Rio de Janeiro com histórico de viagem para o México, local de circulação da variante. De acordo com a Secretaria, o homem de 57 anos, sem comorbidades e com a primeira dose da vacina contra Covid-19, teve sintomas leves e se recuperou bem.

Desde janeiro, o Estado analisou mais 4.800 amostras. Com base nas análises, a Secretaria de Saúde afirma que a linhagem Gamma foi a mais frequente de fevereiro até junho de 2021 e, a partir da detecção da variante Delta, também em junho, esta linhagem aumentou a frequência, se tornando a variante dominante no mês de agosto.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores divulgam Mapeamento Automatizado das Áreas de Café em MG

O georreferenciamento dos cafeeiros no estado é utilizado como referência para a formação de preços e construção de políticas públicas para o setor.

Baixar arquivo
Economia

Caged: Brasil gera 313,9 mil empregos formais em setembro

É o que mostra o Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta terça-feira (26), pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo o levantamento, o saldo positivo é o resultado da diferença entre novas contratações, superiores a 1,7 milhão, e mais de 1,4 milhão desligamentos dos postos de trabalho, no mês de setembro.

Baixar arquivo
Cultura

Belchior 75 anos: pesquisa encontra músicas inéditas censuradas

Sete músicas inéditas de Belchior, compostas no período da ditadura militar, foram descobertas pelo jornalista e pesquisador musical Renato Vieira no acervo digital do Arquivo Nacional.

Baixar arquivo
Saúde

Em Lisboa, Marcelo Queiroga destaca a importância do SUS para o Brasil

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga destacou, em evento na Universidade de Lisboa, em Portugal, o avanço da campanha de vacinação que está sendo realizada no Brasil e a força do SUS no combate à pandemia.

Baixar arquivo
Educação

MEC muda regra de seleção para vagas remanescentes do Fies

Pelas regras anteriores, a seleção dessas vagas se dava pela ordem de inscrição dos interessados. Agora, o MEC determinou que essa seleção vai levar em conta a nota do Enem de todos os candidatos ao programa. 

Baixar arquivo
Economia

Custo da construção tem nova alta e já acumula aumento de 13% em 2021

O Índice Nacional de Custo da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 0,80% em outubro, taxa superior ao 0,56% registrado no mês anterior. Com o resultado, divulgado nesta terça-feira, o indicador acumula alta de aproximadamente 13% no ano.

Baixar arquivo