Parceria vai construir em Minas Gerais o Centro Nacional de Vacinas

Publicado em 02/09/2021 - 22:04 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Universidade Federal de Minas Gerais e o governo de Minas vai construir o Centro Nacional de Vacinas. Nessa quinta-feira, o ministro Marcos Pontes, a reitora Sandra Regina Goulart de Almeida e o governador Romeu Zema assinaram o protocolo de intenções para a obra.

Para Marcos Pontes, o Centro Nacional de Vacinas é o caminho para tornar o Brasil autossuficiente na produção de insumos farmacêuticos e vacinas.

O Centro Nacional de Vacinas deve ser um elo entre o ambiente acadêmico e o mercado. Por isso, vai apoiar grupos de pesquisa criados em universidades e dentro de empresas. A ideia é que o centro domine todas as etapas do desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Agora, começam as conversas para tirar o projeto do papel - o que ainda não tem data para ocorrer.

O ministro Marcos Pontes participou nessa quinta de uma transmissão ao vivo nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro. Pontes aproveitou para contar sobre os testes clínicos da vacina contra covid-19 desenvolvida por pesquisadores brasileiros.

Até agora, a Anvisa autorizou 13 estudos clínicos com vacinas contra a covid-19 envolvendo voluntários brasileiros. Das quatro vacinas em uso no país, três foram testadas aqui: AstraZeneca, CoronaVac e Janssen. E outras seis candidatas a vacina já enviaram os documentos à agência reguladora, mas ainda não formalizaram o pedido de estudos em humanos.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo