Pesquisa do IBGE aponta que violência impacta saúde mental dos jovens

Estudo entrevistou quase 188 mil alunos

Publicado em 10/09/2021 - 14:16 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pesquisa realizada pelo IBGE mostra que a violência tem impactado de forma preocupante a vida e a saúde mental de jovens. O estudo revela que mais de um milhão de alunos, com idades entre 13 e 17 anos, deixaram de ir à escola por não se sentirem seguros no trajeto entre a casa e a unidade de ensino. O Estado do Rio de Janeiro foi o que apresentou o maior percentual de jovens com medo da insegurança: mais de 17%.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, com informações coletadas em 2019, e divulgada nesta sexta-feira (10), aponta ainda que nada menos do que 21% dos entrevistados afirmaram ter sido agredidos pelo pai, mãe ou responsável alguma vez, nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Um dado alarmante, também levantado pela sondagem do IBGE, aponta que aproximadamente 14,5% dos alunos ouvidos informaram aos pesquisadores que já sofreram algum tipo de abuso ou violência sexual. O percentual é maior entre as meninas.

Ainda sobre situações de violência, cerca de 10,5% dos entrevistados disseram ter se envolvido em lutas físicas, sendo que, entre os meninos, o percentual foi mais do que o dobro registrado no caso das meninas. Além disso, quase 3% responderam que se envolveram em briga com arma de fogo.

O levantamento também indica que em 2019 mais de 60% dos alunos entre 13 e 17 anos confirmaram o consumo de algum tipo de bebida alcoólica. E cerca de 47% disseram ter passado por episódio de embriaguez. O uso de drogas ilícitas em algum momento da vida foi declarado por 13% dos estudantes ouvidos, com  proporção maior entre aqueles da rede pública de ensino. Quanto ao cigarro, quase 23% dos estudantes revelaram ter fumado,  sendo que 11,1% consumiram tabaco pela primeira vez antes dos 14 anos. Neste caso, o percentual na rede pública é quase o dobro do encontrado nas escolas particulares.

Em sua quarta edição, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar entrevistou quase 188 mil alunos, em 4.361 escolas, em 1.288 municípios de todo o país.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Local de provas do concurso unificado será divulgado hoje

O cartão de confirmação do Concurso Público Nacional estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo