Quem fraudar comprovante de vacinação vai pagar multa no Rio

Publicado em 15/09/2021 - 17:51 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Agora, quem fraudar o comprovante de vacinação na cidade do Rio de Janeiro poderá ser multado. Um decreto municipal foi sancionado nesta quarta-feira (15) pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). A multa é a partir de mil reais; mas, caso a pessoa seja servidor público, pode subir para mil e quinhentos reais. A lei ainda depende de regulamentação.

A punição também vale para aquele que fuja do posto com comprovante, sem ter a vacina aplicada.

Os casos também serão informados às autoridades policiais para que os envolvidos sejam investigados por crime de falsificação de documento público.

O decreto da Prefeitura também obriga a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid para entrar em locais de uso coletivo na cidade.

O "passaporte de vacinação" já estava previsto para valer a partir da primeira semana de setembro, mas por causa de instabilidade no aplicativo ConecteSUS, que servirá como meio de comprovação; e devido aos pedidos de prorrogação dos setores contemplados, a medida só começou a valer nesta quarta-feira (15).

Academias de ginástica, estádios, cinemas, teatros, locais de visitação turística e feiras estão entre os lugares onde o comprovante será exigido.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo