Rio aplicou 1.206 doses de lote recolhido pela Anvisa da CoronaVac

Publicado em 23/09/2021 - 18:08 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro aplicou 1.206 doses de um dos lotes da vacina CoronaVac que receberam ordem de recolhimento pela Anvisa – a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - na quarta-feira (22). A imunização aconteceu em 4 de setembro, antes da interdição cautelar da remessa envasada em uma fábrica chinesa que não passou pela inspeção da agência.

Além disso, outras 211 mil doses pertencentes a esse lote foram reservadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A pasta aguardava a liberação da Agência para o uso desses frascos; mas, ao invés disso, o órgão federal determinou o recolhimento deles nesta quinta-feira (23).

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, foi determinado o recolhimento após constatação de que os dados apresentados pelo laboratório não comprovam a realização do envase da vacina em condições satisfatórias.

A Anvisa acrescenta que avaliou as documentações referentes à análise de risco e à inspeção remota realizadas pelo Instituto Butantan, e concluiu que permaneciam as incertezas sobre o novo local de fabricação dos imunizantes.

Ficará a cargo dos importadores adotar os procedimentos necessários para o recolhimento das vacinas restantes dos lotes interditados.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária enfatiza que “a vacina CoronaVac permanece autorizada no país e possui relação benefício-risco favorável ao seu uso no país desde que produzida nos termos aprovados pela autoridade sanitária”.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo