Setembro é mês de campanha de conscientização sobre dermatite atópica

Publicado em 23/09/2021 - 18:16 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pele seca e muita coceira são as principais características da dermatite atópica. A doença genética não tem cura, mas tem tratamento. Pode afetar até 25% das crianças e 7% dos adultos. Seus efeitos são visíveis na pele: vermelhidão, bolhas ou até feridas. E é justamente por ter cara, que a dermatite atópica desperta medo e preconceito.

Três em cada dez brasileiros acreditam que a dermatite atópica é contagiosa. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Isso revela que a falta de informação leva ao preconceito. A desinformação não para por aí: o levantamento mostra que quase metade dos entrevistados acredita que a doença é causada por falta de higiene. Isto não é verdade.

 A médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Rosana Lazzarini, explica que a chamada “DA” causa muitos incômodos no paciente, que precisa lidar, também, com o preconceito.

Segundo Rosana Lazzarini, apesar de não ter cura, alguns casos em crianças melhoram na adolescência. Mas, quando chega à fase adulta, pode afetar no desenvolvimento profissional dessas pessoas.

A pesquisa ainda aponta que metade dos adultos já apresentaram três ou mais sintomas e nem procuraram um médico. Só 1% dos casos são diagnosticados: porque nem sempre é feito corretamente e porque é difícil.

A dermatologista Rosana Lazzarini cita que a rede pública de saúde tem serviços e profissionais com condições de realizar o diagnóstico correto. Mas,  lamenta que o Brasil não reconhece alguns medicamentos utilizados no mundo todo e com bons resultados. Para ela, é preciso entender a gravidade da doença, para que o acesso a esses medicamentos seja garantido, na busca de qualidade de vida dessas pessoas.

Para combater a desinformação, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove, durante este mês de setembro, uma campanha de conscientização sobre a dermatite atópica. O conhecimento sobre a doença precisa ser disseminado, para que as pessoas que a possuem sejam respeitadas e acolhidas em qualquer ambiente. Sem preconceitos...

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo