29 de outubro é Dia Mundial de Conscientização sobre a Psoríase

Publicado em 29/10/2021 - 08:31 Por Tony Ribeiro* - estágiário da Rádio Nacional - Brasília

Lesões avermelhadas na região dos joelhos, cotovelos, no couro cabeludo, próximas ao umbigo. Esses sintomas podem ser da psoríase, uma doença genética, ou seja, causada por alterações no DNA e que atinge cerca de cinco milhões de brasileiros.

O médico André Carvalho, que coordena a campanha nacional de conscientização sobre a psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a doença não é contagiosa e pode ser controlada.

 “Ela não é contagiosa, isso é muito importante as pessoas saberem. Não existe risco nenhum em abraçar, em encostar, em conviver com paciente com psoríase.  Como todas as doenças genéticas ela não tem uma cura definitiva, entretanto existe tratamento e ele é extremamente efetivo para trazer uma qualidade de vida normal para os pacientes,” detalha o médico.

André disse ainda que, embora não seja uma regra, a psoríase é hereditária, sendo comum haver dois ou mais casos na mesma família.

Entre as ações de conscientização, deste ano, estão postagens de textos e vídeos nas redes sociais com esclarecimentos a respeito da doença.

Além dos efeitos físicos, a psoríase também afeta a convivência social. Por falta de informação, geralmente as pessoas evitam contatos físicos com quem sofre da doença. É o que aconteceu com a Eliane Rodrigues Mancilha, diagnosticada com a psoríase há 20 anos: “Como me saia muita psoríase nas mãos, muitas pessoas não apertavam a minha mão porque achavam que era doença contagiosa. Por muito tempo da minha vida eu não usei vestido, saia, shorts. Eu só usava roupas que tapassem o meu corpo”.

O dia 29 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial de Conscientização sobre a psoríase. Na data, vários prédios públicos e monumentos serão iluminados nas cores roxo e laranja para alertar sobre a doença.

Com supervisão de Ana Lúcia Caldas

Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo