Aeroporto de Confins concentra maiores amostras da covid-19

Publicado em 23/10/2021 - 12:14 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma pesquisa analisou a presença do coronavírus em locais com grande circulação de pessoas em Belo Horizonte. E o Aeroporto de Confins, na região metropolitana da capital mineira registrou a maior concentração em amostras de esgoto: 84%. As análises foram feitas entre 30 de setembro de 2020 e 24 de agosto de 2021.

O levantamento, feito pela Rede Monitoramento Covid Esgotos, alerta que o aeroporto internacional, devido à alta frequência de amostras positivas, deve ser alvo de políticas de controle epidemiológico, como testagem e rastreamento para evitar a disseminação da doença.

Além do aeroporto foram analisados o Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro - principal rodoviária de Belo Horizonte, e dois shoppings, um na região centro-sul e o outro em um centro comercial popular no centro da cidade.

O boletim mostra ainda que as maiores concentrações do material genético do vírus foram detectadas durante períodos de suspensão das atividades não essenciais, o que indica a existência de infectados entre os funcionários dos dois shoppings.

Também foram analisadas amostras do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Já no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, que tem um público frequentador mais fixo, houve o aumento nas concentrações do vírus nos esgotos quando foram reportados casos de covid-19 no local.

Na prática, os resultados dessa pesquisa, fornecem alertas dos riscos de aumento de incidência do vírus de forma regionalizada, além de ajudar a entender a dinâmica de circulação do coronavírus. Outra linha de atuação é o mapeamento do esgoto para identificar áreas com maior incidência da doença e usar os dados como uma ferramenta de alerta precoce para novos surtos.

O projeto Monitoramento Covid Esgotos é realizado em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto.

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Esportes

Time Brasil conquista 77 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago

As vagas garantidas foram em 14 modalidades: atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de domingo e próximas partidas do futebol

O Atlético Mineiro bateu o Bragantino de virada por 4 a 3. O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0.  Corinthians e Grêmio ficaram em 1 a 1. Ceará e América Mineiro ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei sentado brasileiro projeta mais treinos e campeonatos até Paris

Após a conquista da medalha de bronze entre as mulheres na Paralimpíada de Tóquio, o vôlei sentado brasileiro terá novidades no ciclo de Paris. Modalidade fechou patrocínio com multinacional do ramo automobilístico.

Baixar arquivo