Alerj aprova liberação do uso de máscaras ao ar livre no estado do Rio

Publicado em 26/10/2021 - 21:20 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A ALERJ, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, aprovou nessa terça-feira (26) o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado e as prefeituras a flexibilizarem o uso obrigatório de máscara.

A proposta do deputado André Ceciliano (PT), presidente da casa, estabelece que a flexibilização será gradativa nos locais estipulados por meio de resolução da Secretaria de Estado de Saúde. O projeto altera a lei estadual que definiu a obrigatoriedade do uso do acessório durante a pandemia e  penalidades por descumprimento.

O novo texto  determina que a obrigação poderá ser flexibilizada, de acordo com o avanço da vacinação e as orientações técnicas dos especialistas em saúde pública. Outros parâmetros também devem ser observados, como distanciamento social, ambiente aberto e fechado, realização de eventos-testes e outros critérios científicos.

A maioria dos parlamentares rejeitou emenda que previa que a liberação do uso da proteção facial contra a Covid só acontecesse com 80% da população vacinada. Para o deputado Flávio Serafini do PSOL, a decisão da casa legislativa foi  um erro e pode comprometer o processo de reabertura. Já o deputado Alexandre Freitas, do Novo, afirmou que o projeto restabelece as liberdades individuais.

A prefeitura do Rio de Janeiro estava na expectativa da mudança na legislação estadual  para liberar a população do uso de máscaras em locais abertos, depois que atingiu, nesta terça-feira (26), 65% da população imunizada. Essa foi a taxa estipulada pelo Comitê Cientifico, que auxilia a prefeitura na tomada de decisões sobre a pandemia, para desobrigar o uso do acessório em ambientes ao ar livre e sem aglomeração.

O projeto aprovado pela Alerj ainda precisa seguir para sanção ou veto  do governador Cláudio Castro, que tem um prazo de 15 dias para publicar a decisão.

Edição: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Esportes

Time Brasil conquista 77 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago

As vagas garantidas foram em 14 modalidades: atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de domingo e próximas partidas do futebol

O Atlético Mineiro bateu o Bragantino de virada por 4 a 3. O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0.  Corinthians e Grêmio ficaram em 1 a 1. Ceará e América Mineiro ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei sentado brasileiro projeta mais treinos e campeonatos até Paris

Após a conquista da medalha de bronze entre as mulheres na Paralimpíada de Tóquio, o vôlei sentado brasileiro terá novidades no ciclo de Paris. Modalidade fechou patrocínio com multinacional do ramo automobilístico.

Baixar arquivo