Antecipação da vacina da Pfizer acende alerta para validade das doses

Publicado em 20/10/2021 - 19:40 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cidade de Guarulhos, o segundo maior município paulista, antecipou para 21 dias o intervalo para tomar a segunda dose da vacina da Pfizer. O novo prazo começou a valer nessa quarta-feira. Mas a mudança no calendário acendeu um alerta: o risco de perder doses da vacina da Pfizer por vencimento da validade.

Isso porque com o novo calendário, a cidade passa a receber um número maior do imunizante em um prazo menor. Esse número é calculado com base no número de pessoas que já podem tomar a segunda dose.

O problema é que muitas pessoas que, pela previsão inicial, tomariam a segunda dose em novembro, não estão comparecendo. A diretora da Vigilância em Saúde de Guarulhos, Valeska Mion, faz um apelo para que toda população compareça aos postos de vacinação.

A vacina da Pfizer se armazenada em temperaturas abaixo de -60º C pode durar até seis meses. Só que ao serem enviadas para os municípios, elas chegam praticamente descongeladas, em temperatura de geladeira. Depois disso, o prazo de validade é de 30 dias.

Segundo a Secretaria de Saúde de Guarulhos, pelo menos 74 mil pessoas que tomaram o imunizante como primeira dose já são consideradas faltosas.

Esse número só leva em conta as pessoas que precisavam tomar a vacina no intervalo de 56 dias, redução do prazo que entrou em vigor no mês passado. Com a redução que começa a valer a partir de agora, a previsão é de que o número de faltosos cresça ainda mais e, com eles, o risco de perder mais doses do imunizante.

Segundo os cálculos da Secretaria de Saúde do município, mais de 28 mil pessoas já deveriam ter tomado a segunda dose da Coronavac e 18 mil pessoas deveriam ter tomado a segunda dose da AstraZeneca, mas como a conservação desses imunizantes é mais simples, o risco de ter vacinas vencidas é muito menor.

Nessa quarta-feira, praticamente 100% das pessoas com mais de 12 anos na cidade já tinham tomado pelo menos uma dose da vacina contra covid-19.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo
Geral

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo