Campanha promove ação de combate à sífilis no Pará

Publicado em 27/10/2021 - 13:37 Por Marcelo Alencar - Repórter da Rádio Cultura FM - Belém

O governo do Pará está intensificando esforços no combate á sífilis. Entre as ações desenvolvidas estão a conscientização e a prevenção da doença. No Pará, em 2020, foram registrados mais de 2.300 casos de sífilis e, em 2021, 2.149. Para combater os impactos gerados pela doença em todo o estado, o governo capacita profissionais de saúde da atenção básica que atuam nos centros regionais, além de orientar e sensibilizar a sociedade para o combate à sífilis. O ginecologista e obstetra Paulo Bronze explica onde pode ser feita a testagem rápida para doença e qual a importância do diagnóstico.

Segundo os dados do boletim epidemiológico de sífilis do Ministério da Saúde, a maior parte de pessoas infectadas na região Norte tem de 20 a 34 anos, sendo 58% em homens e 42% em mulheres. Algumas gestantes só vão saber que estão com a doença quando realizam o pré-natal e acabam transmitido a doença para criança.

O plano de ação do governo do Pará nos municípios tem como objetivo formar equipes e articular estratégias no intuito de eliminar a transmissão da doença. Além disso, haverá distribuição de testes rápidos para rede de atenção básica de Saúde do Estado.

Edição: Rádio Cultura FM/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Brasil estreia com vitória no Mundial feminino de handebol

As brasileiras derrotaram as croatas por 30 a 25 e enfrentam as japonesas neste sábado (4) para garantir a classificação. Acompanhe também informações do Jogos Pan-Americanos Júnior e da bocha paralímpica.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios retorna à Câmara depois de passar pelo Senado

Como os senadores fizeram modificações na proposta de emenda à Constituição, texto precisa ser novamente apreciado pelos deputados. A proposta do Auxílio Brasil também foi aprovada, e segue para a sanção presidencial.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Navio petroleiro grego é responsável pelo óleo que poluiu litoral

Inquérito da Polícia Federal conclui que um navio petroleiro de bandeira grega foi o responsável pelo lançamento de óleo que atingiu mais de mil localidades em 11 estados do litoral brasileiro, entre agosto de 2019 e março de 2020.

Baixar arquivo
Saúde

Dezembro laranja alerta para a prevenção ao câncer de pele

O câncer de pele é o tipo de câncer que mais atinge as pessoas em todo o mundo. Ele pode ser detectado por meio de um autoexame. Basta prestar atenção em pintas que cresceram, manchas que aumentaram, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam.

Baixar arquivo
Economia

Decreto regulamenta o Auxílio Gás; saiba quem pode receber o benefício

Pagamento vai ser feito a cada dois meses, e cada família vai receber metade do valor do preço nacional do botijão de 13 quilos. Esse valor é o da média do preço do gás nos últimos seis meses.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil já tem 5 casos confirmados da variante Ômicron

Dos casos confirmados aqui no país, três são em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher.

Baixar arquivo