Certificado de imunização está disponível para quem tomou duas vacinas

Publicado em 23/10/2021 - 15:03 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Já está liberada a emissão do Certificado Nacional de Vacinação para quem tomou doses de vacina contra covid-19 de laboratórios diferentes. Até então, isso não era permitido. Mas a novidade foi anunciada pelo Ministério da Saúde, que disponibiliza o aplicativo do Conecte SUS, para a emissão do documento. Para baixar a ferramenta, basta acessar a loja de aplicativos do smartphone.

Segundo a nota técnica do ministério, o esquema de vacinação deve ser completo com as duas doses do mesmo imunizante. No entanto, a mistura de doses, chamada intercambialidade, só é orientada para grávidas e puérperas – que tiveram filho em até 45 dias – e para casos de reações alérgicas em quem tomou o imunizante Astrazeneca, com reação de trombose, por exemplo.

De acordo com o governo federal, foram mais de 113 milhões de pessoas já estão vacinadas com as duas doses, ou a dose única, contra covid-19. A terceira dose já foi aplicada em quase 5 milhões de brasileiros, como reforço contra a doença.

Edição: Sâmia Mendes / Naitê Almeida

Últimas notícias
Saúde

Rio vai receber mais 160 mil doses da vacina contra a gripe

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira a entrega doses da vacina até o final desta semana.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro permanece em estágio de mobilização devido à chuva

O estágio, que indica risco de ocorrências de alto impacto, foi acionado ontem, quando uma forte chuva atingiu a cidade, causando alagamento em vários bairros.

Baixar arquivo
Economia

Vendas do comércio varejista ficam estáveis em outubro

O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos também ficou estável.

Baixar arquivo
Política

Parte da PEC dos Precatórios será promulgada nesta quarta

Promulgação é apenas dos pontos que já foram analisados pela Câmara e pelo Senado, como mudança no cálculo do teto de gastos para permitir o pagamento do Auxílio, o parcelamento dos precatórios e a questão de parcelamento de débitos previdenciários dos municípios.

Baixar arquivo
Educação

Governo cria o Internet Brasil, com internet gratuita para estudantes

Presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória criando o programa, que vai oferecer internet em banda larga móvel, de graça, para alunos da educação básica da rede pública, e que venham de famílias inscritas no CAD Único.

Baixar arquivo
Economia

Auxílio Brasil no valor de R$ 400 começa a ser pago na sexta

Os primeiros a receber o benefício no novo valor são os que tem NIS com final 1; o pagamento segue em sequência, até para quem tem NIS final zero, que receberá o pagamento em 23 de dezembro. 

Baixar arquivo