Covid-19: eficácia da AstraZeneca é comprovada contra variante Gama

Publicado em 28/10/2021 - 21:34 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz, confere alta proteção em idosos contra a variante Gama do novo coronavírus. É o que revela um estudo publicado nesta quinta-feira (28) na revista científica britânica  Nature Communications.

A variante surgiu em Manaus, no fim de 2020, e foi responsável pela segunda onda da Covid no Brasil, de fevereiro até junho deste ano. Atualmente, a mutação com maior prevalência no país é a Delta, surgida na Índia.

O estudo publicado pela revista, com base em dados coletados em São Paulo, mostrou que a segunda dose eleva em cerca de 30% a proteção contra a morte por complicações da doença em relação à aplicação da primeira, alcançando uma  efetividade de 93,6% na faixa etária acima dos sessenta anos.

O estudo envolveu 20 pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e da Espanha e foi coordenado pelo médico infectologista Julio Croda, da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

O especialista explicou que a pesquisa buscou fornecer dados sobre a eficiência da vacina entre os idosos, já que o envelhecimento causa uma perda natural na imunidade. E reforçou a importância dessas pessoas completarem o esquema vacinal, para garantir uma melhor proteção, já que está provada a efetividade do imunizante.

A pesquisa foi feita após ensaios clínicos em outros países indicarem uma queda na efetividade da primeira dose das vacinas contra as novas variantes do coronavírus. A análise teve como público alvo mais de 61 mil pessoas.

Após 28 dias da primeira dose, a eficiência contra a covid-19 sintomática entre os idosos era de 33,4%, sendo de 55,1% contra hospitalização e de 61,8% na queda de letalidade. A medição feita 14 dias após a segunda dose mostrou que a efetividade aumentou para 77,9% contra a doença sintomática, 87,6% de queda nas hospitalizações e de 93,6% no risco de morte.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar políticas destinadas a pessoas de baixa renda, segundo Polícia Federal. Acusados também receberam Auxílio Emergencial sem ter direito.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças.

Baixar arquivo
Esportes

Fortaleza vence no Chile e segue para oitavas de final da Libertadores

Já o Atlético-MG perdeu no Mineirão, para o Tolima, da Colômbia, mas já estava classificado.

Baixar arquivo
Esportes

Bruno Fratus ganha ouro em prova de natação na Espanha

João Gomes Jr. e Gabrielle Roncatto ficaram com a prata nos 50 metros peito e 400 metros livre.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ampliação do perfil pode reduzir tempo de espera para adoção

O processo de adoção pode levar muito tempo, mas também ser bem rápido. Tudo vai depender do perfil de filho que pais e mães adotivos buscam.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira (26)

Catolé do Rocha, na Paraíba, está aniversariando com muitas nuvens, previsão de chuva isolada e temperatura indicando de 21 a 32º C.

Baixar arquivo