Covid: 95% dos municípios já começaram a aplicar a dose de reforço

Publicado em 24/10/2021 - 12:10 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Idosos e profissionais da área de saúde já começaram a receber a dose de reforço contra covid-19, em 95% dos municípios brasileiros. É o que aponta a pesquisa realizada pela CNM, Confederação Nacional de Municípios, entre os dias 18 e 21 de outubro.

Segundo o levantamento, os quase 4% que ainda não iniciaram a aplicação da dose de reforço, já estão se organizando para isso.

Cerca de 1.800 gestores foram ouvidos na pesquisa da CNM, o equivalente a um terço das cidades brasileiras. Entre elas, cerca de 250 passaram a exigir o chamado passaporte da vacina, para que a população possa frequentar lugares públicos e coletivos.

Os eventos com público estão liberados em mais de 70% das cidades analisadas, principalmente os cultos religiosos, seguidos de shows comerciais, eventos da área de educação, feiras e jogos esportivos com público.

No entanto, as cidades que liberaram esses eventos informam que realizam fiscalização sobre as medidas de prevenção contra covid-19, a exemplo da redução da capacidade de lotação dos espaços, limite de horário, exigência da vacinação completa e apresentação de resultado negativo, em teste para covid-19.

Além disso, 98% dos municípios que fazem parte do levantamento continuam exigindo o uso de máscaras em ambientes públicos. Apesar disso, cerca de 3% sinalizam para derrubar a obrigatoriedade, quando toda a população estiver imunizada.

A boa notícia é que quase 80% das cidades analisadas não registraram mortes por covid-19, nesta semana. E quase 30% não tiveram registros da doença, no mesmo período.

Entre os 1.800 municípios que fazem parte da pesquisa, as aulas presenciais já começaram em 87,5%.  Mais de 5% estão prestes a iniciar e quase 5% não vai retornar à modalidade presencial, este ano.

 

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Segurança

PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb. Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

Baixar arquivo
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo