Covid: 95% dos municípios já começaram a aplicar a dose de reforço

Publicado em 24/10/2021 - 12:10 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Idosos e profissionais da área de saúde já começaram a receber a dose de reforço contra covid-19, em 95% dos municípios brasileiros. É o que aponta a pesquisa realizada pela CNM, Confederação Nacional de Municípios, entre os dias 18 e 21 de outubro.

Segundo o levantamento, os quase 4% que ainda não iniciaram a aplicação da dose de reforço, já estão se organizando para isso.

Cerca de 1.800 gestores foram ouvidos na pesquisa da CNM, o equivalente a um terço das cidades brasileiras. Entre elas, cerca de 250 passaram a exigir o chamado passaporte da vacina, para que a população possa frequentar lugares públicos e coletivos.

Os eventos com público estão liberados em mais de 70% das cidades analisadas, principalmente os cultos religiosos, seguidos de shows comerciais, eventos da área de educação, feiras e jogos esportivos com público.

No entanto, as cidades que liberaram esses eventos informam que realizam fiscalização sobre as medidas de prevenção contra covid-19, a exemplo da redução da capacidade de lotação dos espaços, limite de horário, exigência da vacinação completa e apresentação de resultado negativo, em teste para covid-19.

Além disso, 98% dos municípios que fazem parte do levantamento continuam exigindo o uso de máscaras em ambientes públicos. Apesar disso, cerca de 3% sinalizam para derrubar a obrigatoriedade, quando toda a população estiver imunizada.

A boa notícia é que quase 80% das cidades analisadas não registraram mortes por covid-19, nesta semana. E quase 30% não tiveram registros da doença, no mesmo período.

Entre os 1.800 municípios que fazem parte da pesquisa, as aulas presenciais já começaram em 87,5%.  Mais de 5% estão prestes a iniciar e quase 5% não vai retornar à modalidade presencial, este ano.

 

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo