CPI da Prevent Senior ouve pacientes e parentes de vítimas da covid-19

Publicado em 28/10/2021 - 14:57 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A CPI da Prevent Senior da Câmara Municipal de São Paulo ouviu nesta quinta feira depoimentos de pacientes e parentes de vítimas de covid-19 atendidos pela operadora de saúde.

O primeiro a falar pela manhã foi o paciente Tadeu Frederico Andrade, que ficou 120 dias internado em um hospital da rede Prevent Senior.

Segundo ele, o médico da seguradora receitou o chamado kit de tratamento precoce com cloroquina e hidroxicloroquina. Além disso, ele relatou que, com a piora de seu estado de saúde, alguns médicos teriam pressionado a família a adotarem cuidados paliativos, que é um tratamento não curativo, para pacientes que geralmente tem um quadro irreversível de saúde.

Tomas Monje foi o segundo a depor. Ele falou do caso de sua avó Roseli, de 94 anos, que faleceu por covid em uma das unidades do hospital da Prevent Senior. Após diagnóstico, Roseli também recebeu receita de remédios para tratamento, como azitromicina. 

No dia 14 de dezembro, após 6 dias de internação, ela recebeu alta. Mas, com a piora dos sintomas, precisou voltar para o hospital no dia seguinte. Foi quando a família recebeu a informação dos médicos de que o quadro dela era irreversível e seria submetida a cuidados paliativos. Tomas relatou estranheza com a sequência de fatos.

Ela faleceu no dia 18 de dezembro.

Ainda em seu depoimento, Tomas relatou que no atestado de óbito de sua avó, o hospital da Prevent Senior não registrou a covid-19 como causa, apenas complicações por síndrome respiratória aguda grave.

Sobre o caso do paciente Tadeu Frederico, a Prevent Senior tem divulgado que não comenta casos específicos de pacientes, mas que todas as condutas médicas foram e continuam sendo tratadas com consulta ao paciente e à família. A operadora também tem negado todas as irregularidades e afirma que tem cooperado junto aos órgãos de investigação para que a verdade venha à tona.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo