CPI da Prevent Senior ouve pacientes e parentes de vítimas da covid-19

Publicado em 28/10/2021 - 14:57 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A CPI da Prevent Senior da Câmara Municipal de São Paulo ouviu nesta quinta feira depoimentos de pacientes e parentes de vítimas de covid-19 atendidos pela operadora de saúde.

O primeiro a falar pela manhã foi o paciente Tadeu Frederico Andrade, que ficou 120 dias internado em um hospital da rede Prevent Senior.

Segundo ele, o médico da seguradora receitou o chamado kit de tratamento precoce com cloroquina e hidroxicloroquina. Além disso, ele relatou que, com a piora de seu estado de saúde, alguns médicos teriam pressionado a família a adotarem cuidados paliativos, que é um tratamento não curativo, para pacientes que geralmente tem um quadro irreversível de saúde.

Tomas Monje foi o segundo a depor. Ele falou do caso de sua avó Roseli, de 94 anos, que faleceu por covid em uma das unidades do hospital da Prevent Senior. Após diagnóstico, Roseli também recebeu receita de remédios para tratamento, como azitromicina. 

No dia 14 de dezembro, após 6 dias de internação, ela recebeu alta. Mas, com a piora dos sintomas, precisou voltar para o hospital no dia seguinte. Foi quando a família recebeu a informação dos médicos de que o quadro dela era irreversível e seria submetida a cuidados paliativos. Tomas relatou estranheza com a sequência de fatos.

Ela faleceu no dia 18 de dezembro.

Ainda em seu depoimento, Tomas relatou que no atestado de óbito de sua avó, o hospital da Prevent Senior não registrou a covid-19 como causa, apenas complicações por síndrome respiratória aguda grave.

Sobre o caso do paciente Tadeu Frederico, a Prevent Senior tem divulgado que não comenta casos específicos de pacientes, mas que todas as condutas médicas foram e continuam sendo tratadas com consulta ao paciente e à família. A operadora também tem negado todas as irregularidades e afirma que tem cooperado junto aos órgãos de investigação para que a verdade venha à tona.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo