CPI: paciente da Prevent Senior diz que empresa quis tirá-lo da UTI

Com covid, médicos alegaram que o advogado morreria em poucos dias

Publicado em 07/10/2021 - 17:18 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia aprovou nesta quinta-feira (07) a convocação do Ministro de Saúde, Marcelo Queiroga, pela terceira vez. Os senadores querem que ele esclareça a mudança na pauta da reunião da Conitec, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde. Nesse encontro, seria apresentado um relatório sobre o uso de medicamentos de eficácia não comprovada no tratamento de covid.

O depoimento do dia foi do médico Walter Correa de Souza Neto, que trabalhava na operadora de planos de saúde Prevent Senior. Ele é um dos médicos que encaminharam um dossiê à CPI relatando pressão para uso do kit covid nos pacientes. O diretor executivo da operadora, Pedro Benedito Batista Jr, negou as acusações quando depôs na comissão.

Respondendo ao relator Renan Calheiros (MDB-AL) sobre a decisão de denunciar publicamente a Prevent Senior, o médico disse que denúncias não costumavam prosperar nos Conselhos Regional e Federal de Medicina. E que a categoria tinha medo de demissão, caso apontasse irregularidades na operadora.

Na reunião desta quinta (07) da CPI, também foi ouvido o advogado Tadeu Frederico de Andrade, de 65 anos, segurado da Prevent Senior. Ele contou para os parlamentares que foi infectado pela covid-19 e tratado, por meio de telemedicina, com o chamado "kit covid" ou tratamento precoce, que é uma combinação de medicamentos usados para o tratamento da doença sem eficácia comprovada.

Ele relatou que, mesmo seguindo a prescrição, teve o quadro clínico agravado por uma pneumonia, e, cinco dias depois, ao procurar uma unidade de emergência da Prevent, foi encaminhado diretamente a uma UTI. “Eu fui imediatamente internado e intubado, por uns 30 dias, quando minha filha recebeu um telefonema, comunicando que eu passaria a ter os cuidados paliativos, ou seja, eu sairia da UTI e iria para um chamado leito híbrido, onde teria dignidade e conforto e que meu óbito ocorreria em poucos dias”, disse o paciente da Prevent Senior.

Mas, de acordo com o advogado, os médicos desistiram de tirá-lo da UTI porque os familiares dele ameaçaram levar o caso para a justiça e a mídia.

A CPI caminha para o final. A semana que vem, do feriado de 12 de outubro, deve ser utilizada pelo relator, Renan Calheiros, para concluir o relatório, que deve ser apresentado no dia 19/10 e votado no dia seguinte.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo