CPI: paciente da Prevent Senior diz que empresa quis tirá-lo da UTI

Com covid, médicos alegaram que o advogado morreria em poucos dias

Publicado em 07/10/2021 - 17:18 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia aprovou nesta quinta-feira (07) a convocação do Ministro de Saúde, Marcelo Queiroga, pela terceira vez. Os senadores querem que ele esclareça a mudança na pauta da reunião da Conitec, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde. Nesse encontro, seria apresentado um relatório sobre o uso de medicamentos de eficácia não comprovada no tratamento de covid.

O depoimento do dia foi do médico Walter Correa de Souza Neto, que trabalhava na operadora de planos de saúde Prevent Senior. Ele é um dos médicos que encaminharam um dossiê à CPI relatando pressão para uso do kit covid nos pacientes. O diretor executivo da operadora, Pedro Benedito Batista Jr, negou as acusações quando depôs na comissão.

Respondendo ao relator Renan Calheiros (MDB-AL) sobre a decisão de denunciar publicamente a Prevent Senior, o médico disse que denúncias não costumavam prosperar nos Conselhos Regional e Federal de Medicina. E que a categoria tinha medo de demissão, caso apontasse irregularidades na operadora.

Na reunião desta quinta (07) da CPI, também foi ouvido o advogado Tadeu Frederico de Andrade, de 65 anos, segurado da Prevent Senior. Ele contou para os parlamentares que foi infectado pela covid-19 e tratado, por meio de telemedicina, com o chamado "kit covid" ou tratamento precoce, que é uma combinação de medicamentos usados para o tratamento da doença sem eficácia comprovada.

Ele relatou que, mesmo seguindo a prescrição, teve o quadro clínico agravado por uma pneumonia, e, cinco dias depois, ao procurar uma unidade de emergência da Prevent, foi encaminhado diretamente a uma UTI. “Eu fui imediatamente internado e intubado, por uns 30 dias, quando minha filha recebeu um telefonema, comunicando que eu passaria a ter os cuidados paliativos, ou seja, eu sairia da UTI e iria para um chamado leito híbrido, onde teria dignidade e conforto e que meu óbito ocorreria em poucos dias”, disse o paciente da Prevent Senior.

Mas, de acordo com o advogado, os médicos desistiram de tirá-lo da UTI porque os familiares dele ameaçaram levar o caso para a justiça e a mídia.

A CPI caminha para o final. A semana que vem, do feriado de 12 de outubro, deve ser utilizada pelo relator, Renan Calheiros, para concluir o relatório, que deve ser apresentado no dia 19/10 e votado no dia seguinte.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa alerta para publicidade ilegal de fórmulas infantis

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, diz pesquisa do Observa Infância.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: Maio Roxo e as doenças intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais . O médico Idblan Carvalho detalha os sintomas, o caminho até o diagnóstico e o tratamento das doenças de Crohn e da retocolite.

Baixar arquivo