Defensoria e MP-RJ pedem retorno do uso de máscaras em Duque de Caxias

Publicado em 07/10/2021 - 21:12 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado ingressaram com pedido na Justiça para suspensão imediata do decreto da Prefeitura de Duque de Caxias que desobriga o uso de máscara no município.

De acordo com o documento, o decreto municipal flexibiliza importante medida de prevenção contra a pandemia sem apresentar critérios claros e transparentes quanto aos indicadores e dados utilizados para desobrigar o uso do acessório. A ação afirma ainda que o município não considerou os dados sobre a cobertura vacinal em seu território, que indicam um percentual ainda baixo de imunização da população com as duas doses da vacina, de 52%.

A Defensoria Pública do Estado também pediu informações à Secretaria de Estado de Saúde sobre se é possível, com base em evidências técnicas e científicas, no atual cenário epidemiológico, a liberação do uso da máscara em municípios do Estado, especialmente a capital e Duque de Caxias.

Além das evidências técnicas, a Defensoria solicita a apresentação das medidas que serão adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde diante do descumprimento dos decretos ainda vigentes que obrigam a utilização das máscaras.

O município da Baixada Fluminense aboliu o uso de máscaras na terça-feira (05). O prefeito Washington Reis afirmou que a decisão foi tomada com toda a segurança, citando dados da vacinação e de ocupação de leitos no município. A medida vale para locais abertos e fechados.

A prefeitura do Rio sinalizou que o município deve avançar para nova fase de flexibilização, que inclui a liberação do uso do acessório em locais abertos, a partir de 15 de outubro. Nessa data, de acordo com a prefeitura, a cidade já deverá ter alcançado 65% da população total e 80% da população adulta com o esquema vacinal completo.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo