Dia do Servidor Público: trabalhadores do SUS relatam luta na pandemia

Publicado em 28/10/2021 - 13:25 Por Suzana Lima - Repórter da Rádio Educadora FM - Salvador

Quando a pandemia começou, foi a rede pública de saúde que garantiu o atendimento para doença que ainda tinha características desconhecidas e se apresentava de modo grave. A covid-19 levou muita gente para UTI no Brasil e mais de 600 mil pessoas já morreram por causa da covid-19. Quem chega um atendimento de emergência nem imagina como foi difícil fazer parte da linha de frente de combate a doença. Gerson Carvalho é maqueiro e auxiliar de enfermagem. Ele trabalha na UPA 24 horas que fica no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, há nove anos. São 12 horas de trabalho por dia e, mesmo para quem já viu muitos casos na emergência, lidar com a covid 19 foi e ainda é um desafio. Gerson teve covid e ainda convive com alguns problemas causados pela doença.

É através do trabalho dos funcionários públicos que atuam no SUS que os gestores conseguem monitorar o vírus e acompanhar as novas variantes para planejar as medidas de segurança sanitária. O LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia) foi fundado em 1915 e há mais de 100 anos cuida da saúde da nossa população. Arabela Leal é diretora do LACEN e disse que quando a pandemia chegou o volume de exames aumentou muito. Arabela Leal afirma que sem a dedicação dos profissionais da rede SUS não seria possível combater o avanço do vírus da covid-19.

Para quem trabalha no SUS um dos momentos de maior alegria foi a chegada da vacina contra covid-19. Adna Amorim é técnica em enfermagem. Servidora pública há 15 anos, ela mora em Salvador. Quando a pandemia começou, Adna estava de férias. Ela disse que voltou a trabalhar em uma UTI para pacientes com covid-19. Hoje, Adna faz parte do quadro de vacinadores da Secretaria da Saúde de Salvador. Tem trabalhado aos sábados, domingos e feriados porque a corrida agora é para garantir a imunização da população. Ela já vacinou milhares de baianos. Para ela a emoção da primeira vacina aplicada contra a covid é inesquecível. 

Onde tem vacina na contra covid tem SUS e onde tem SUS tem também os funcionários públicos da saúde que cuidam de você, da sua família e de quem você gosta. Valorizar o trabalho destes os profissionais é um sinal de amor à vida. 

Edição: Rádio Educadora FM/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Rio Grande do Norte recebe pontos de conexão 5G e computadores

Ao todo, 30 pontos de conexão 5G foram entregues no nordeste do estado potiguar. Esses pólos se somam aos mais de 14 mil pontos instalados em todo país pelo programa Wi-Fi Brasil

Baixar arquivo
Saúde

Embaixada na África do Sul registra pedidos de ajuda de brasileiros

A embaixada de Petrória e o consulado-geral na Cidade do Cabo, localizados na África do Sul, registraram 240 pedidos de ajuda de brasileiros que estão em cidades sul-africanas. Destes, a grande maioria, 230 pessoas, estão no país a turismo.

Baixar arquivo
Justiça

Julgamento do caso boate Kiss: saiba o que diz a defesa do quatro réus

Segunda reportagem sobre o julgamento, marcado para esta quarta, traz os argumentos de defesa dos réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann (sócios da boate), Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda) e Luciano Bonilha (produtor de palco).

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Enem será divulgado no dia 11 de fevereiro

Mais de 2,179 milhões de estudantes compareceram ao segundo dia de provas do Enem nesse domingo (28), nas versões impressa e digital. O número corresponde a um percentual de cerca de 70% dos cerca de 3,1 milhões de inscritos.

Baixar arquivo
Economia

Congresso aprova medidas de transparência para orçamento secreto

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados por 268 votos contra 31 e uma abstenção. No Senado, o placar foi mais apertado, com 34 votos favoráveis e 32 contrários. O texto vai agora à promulgação.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento HIV

A bula diz que o novo medicamento reduz e mantém em um nível baixo a quantidade de HIV no organismo. Medicação poderá ser prescrita para adultos e adolescentes acima de 12 anos

Baixar arquivo