Câncer de mama: doença é rara nos homens, mas requer atenção

Doença em homens geralmente está ligada a fatores genéticos

Publicado em 18/10/2021 - 09:15 Por Graziele Bezerra - Repórter Rádio Nacional ** - Brasília
Atualizado em 19/10/2021 - 16:39

Quando se fala em câncer de mama é comum pensarmos logo nas mulheres. Porém 1% dos casos, no Brasil, ocorre em homens. Devido a essa baixa incidência, não há programas de rastreio da doença para o público masculino, mas ao se identificar caroços ou inflamações na área da mama, é indicado procurar logo um médico.

O mastologista Marcelo Bello, diretor da unidade especializada em câncer de mama do  Instituto Nacional do Câncer (INCA), explica que no caso dos homens a retirada da mama é sempre indicada

“O tratamento é sempre a mastectomia, sempre a cirurgia de retirada da mama, porque a mama masculina é muito pequena, não tem chance praticamente nenhuma de você preservá-la, e obter um bom resultado oncológico. Agora, a questão do esvaziamento da axila no homem é espelhada no tratamento da mulher. Você também pode fazer biópsia de linfonodo de sentinela, se esse linfonodo estiver negativo você pode não esvaziar a axila, você pode fazer quimioterapia pra reduzir o tumor e tratar a axila antes da cirurgia pra não precisar fazer o esvaziamento da axila.”

Há seis anos, o carreteiro aposentado Paracelso Alves Junior se sentiu incomodado com uma pequena inflamação próxima ao mamilo. Procurou uma médica da família que o encaminhou a um mastologista. Paracelso revela a dificuldade que enfrentou para conseguir a consulta.

“Demorou nove meses para conseguir a consulta com a mastologista devido ao desconhecimento do próprio pessoal da saúde sobre o câncer de mama masculino. Porque as atendentes arquivaram, então aí o pedido da médica achando que a médica era maluca”, declarou.

Cinco dias após a consulta, Paracelso foi operado. Desde então, já passou por sessões de quimioterapia, radioterapia e segue fazendo sessões de hormonioterapia. O aposentado espera que a população se conscientize de que o problema também afeta os homens.

“Se eu tivesse conhecimento sobre o câncer de mama nos homens, eu não teria perdido a minha mama, não teria perdido boa parte da musculatura do meu braço, não teria sido aposentado por invalidez. Tudo isso por falta de conhecimento”, afirmou.

O mastologista Marcelo Bello afirma que o câncer de mama masculino geralmente está ligado a fatores genéticos, por isso sempre que se detecta a doença em um homem, deve-se investigar toda a família. Segundo o médico, a falta de atividades físicas e de uma alimentação saudável, além do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estão entre os fatores que potencializam o risco de desenvolver a doença.

 

* Colaboração de Tony Ribeiro, estagiário da Rádio Nacional, com supervisão de Nádia Faggiani.

** Matéria atualizada em 19/10, às 16h39, para correção de informações. Diferentemente do divulgado, os homens não precisam realizar mamografia, mas procurar atendimento imediato de um médico. 

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo