Empresária teve o pulmão perfurado após uma sessão de acupuntura

CMBA faz alerta para necessidade procurar profissionais especializados

Publicado em 16/10/2021 - 10:28 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois do caso da empresária do Mato Grosso que teve o pulmão perfurado em uma sessão de acupuntura repercutir no país, o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura( CMBA) alerta que é preciso procurar um profissional autorizado a praticar a terapia e uma clínica credenciada. Karine da Silva Ferreira afirma que segue à risca a dica. Adepta ao método há 4 anos, ela diz que procura a terapia para o tratamento de transtornos físicos e emocionais.

A diretora de Atenção ao Paciente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, Mara Valéria Mendes, lembra que a terapia de origem milenar não é um tratamento alternativo. É uma especialidade médica, e o tratamento é invasivo. Por isso o paciente tem que fazer avaliação, diagnostico antes de iniciar tratamento clínico. Além de outros cuidados como segurança e local adequado.

A empresária de Mato Grosso, Jessika Aldrey Germiniani, teve o pulmão perfurado, depois de uma sessão de acupuntura que fez para aliviar dores no pescoço. Horas depois do procedimento, ela procurou o hospital com dor e falta de ar, e foi submetida a uma cirurgia de emergência. A jovem de 26 anos colocou um dreno no pulmão e segue em observação. Até essa sexta-feira, Jessyca permanecia no hospital sem previsão de alta. Ela diz que não tem intenção de processar ninguém pelo ocorrido.

Edição: Jacson Segundo / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Saúde

OMS diz que vacinas disponíveis são eficazes contra variante Ômicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há razão para duvidar da eficácia das vacinas disponíveis contra a nova variante Ômicron, do coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai receber mais 160 mil doses da vacina contra a gripe

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira a entrega doses da vacina até o final desta semana.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro permanece em estágio de mobilização devido à chuva

O estágio, que indica risco de ocorrências de alto impacto, foi acionado ontem, quando uma forte chuva atingiu a cidade, causando alagamento em vários bairros.

Baixar arquivo
Economia

Vendas do comércio varejista ficam estáveis em outubro

O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos também ficou estável.

Baixar arquivo
Política

Parte da PEC dos Precatórios será promulgada nesta quarta

Promulgação é apenas dos pontos que já foram analisados pela Câmara e pelo Senado, como mudança no cálculo do teto de gastos para permitir o pagamento do Auxílio, o parcelamento dos precatórios e a questão de parcelamento de débitos previdenciários dos municípios.

Baixar arquivo
Educação

Governo cria o Internet Brasil, com internet gratuita para estudantes

Presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória criando o programa, que vai oferecer internet em banda larga móvel, de graça, para alunos da educação básica da rede pública, e que venham de famílias inscritas no CAD Único.

Baixar arquivo