Estado do Rio de Janeiro flexibilizará uso de máscara em local aberto

Publicado em 27/10/2021 - 21:14 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governador do Rio de janeiro, Claudio Castro, sancionou  no final da tarde desta quarta-feira (27), o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa, autorizando a flexibilização do uso de máscaras.  A decisão será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (28). 

Em  nota divulgada, o Palácio Guanabara informou ainda que  a Secretaria de Saúde vai publicar também  recomendações aos municípios sobre a liberação da exigência do acessório, que entrou na vida da população como um aliado contra a pandemia de coronavírus.

O texto aprovado pela Alerj prevê que a regulamentação devera seguir os critérios como distanciamento social, ambiente aberto e fechado, percentual de vacinação da população e realização de eventos-teste.

A prefeitura do Rio já se adiantou à regulamentação estadual e publicou decreto nesta quarta-feira, desobrigando o uso de máscaras em ambientes abertos. A nova regra do município  mantem a obrigatoriedade do acessório apenas para locais fechados e transportes públicos.

Pela legislação vigente, a decisão do município só deveria valer após o decreto do governo do estado flexibilizar a medida, até agora um importante mecanismo contra a disseminação da Covid.

O texto prevê ainda que, quando a capital fluminense alcançar a marca de 75% da população com as duas doses de vacina ou dose única, o uso de máscaras  será obrigatório  apenas nos  transportes públicos e áreas hospitalares sensíveis.

Atualmente a cidade tem 65,7% da população com o esquema vacinal completo.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Aneel anuncia bandeira Verde para dezembro

Somente os consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica terão direito a bandeira verde. Os demais consumidores seguem na bandeira de Escassez Hídrica.

Baixar arquivo
Geral

Aeroviários cancelam greve programada para amanhã (29)

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou que funcionários decidiram, em votação on-line, aceitar a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. 

Baixar arquivo
Saúde

Alagoas divulga protocolos de segurança para temporada de cruzeiros

Os viajantes e tripulantes, de procedência nacional ou internacional, devem ser monitorados durante todo o percurso, seguindo o protocolo sanitário disposto pela companhia do navio.

Baixar arquivo
Educação

Começa o segundo dia de provas do Enem 2021

O segundo dia de provas do Enem começou com a abertura dos portões ao meio dia. As provas começaram às 13h30 e os estudantes podem deixar os locais de provas às 15h30, sem o caderno de questões. Somente a partir das 18h será possível sair com o caderno de questões.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

No dia 28 de novembro de 1986, o parque, que fica no extremo oeste do Paraná, entrou para a seleta lista elaborada pela Unesco; área reúne mais de duas mil espécies de plantas, 400 espécies de aves e 275 quedas d’água.

Baixar arquivo
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo