Fiocruz aponta estabilidade em casos de síndrome respiratória grave

Publicado em 20/10/2021 - 21:16 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Brasil mantém sinal de estabilidade de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. É o que mostra a última edição do Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz. O estudo aponta que entre estados e capitais com sinal de crescimento recente da Síndrome, a grande maioria é compatível com oscilações em torno de um patamar estável. 

A exceção fica com os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe, cujos dados por faixa etária sugerem crescimento concentrado, principalmente em crianças de 0 a 9 anos, além da faixa de 60-69 anos no Rio Grande Norte. Mais de 98% dos casos da Síndrome atualmente estão associados às infecções por Covid-19.  

O documento também indica que o Distrito Federal manteve a reversão da tendência de crescimento dos casos em idosos e o Espírito Santo interrompeu essa tendência, alcançando uma situação de estabilidade em patamar relativamente baixo em relação ao histórico da epidemia de Covid. 

O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, afirma que o país vive o melhor momento desde o início da pandemia, mas avalia, no entanto, que ainda é preciso ter cautela. Isso porque esses valores ainda não representam um nível de segurança epidemiológico.

Quanto aos novos casos da Síndrome por faixa etária, o Boletim verificou cenário de estabilidade, com pequenas oscilações, em todas as faixas analisadas. Para o grupo entre 0 e 9 anos de idade, no entanto, a estabilização se dá em valores considerados altos, entre 1 mil a 1.200 casos semanais, próximos ao registrado no pico de julho de 2020. 

O pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, chama a atenção para a prevalência do vírus Sincicial Respiratório entre as crianças, principalmente nas regiões sul e sudeste.  O coordenador do Infogripe também avalia que apesar do cenário geral positivo dos casos da Sindrome Respiratória Aguda Grave, ainda não é momento para desobrigar o uso de máscaras.

O Boletim Infogripe, da Fiocruz, tem como base os dados inseridos no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe até o dia 18 de outubro e faz referência à semana de 10 de setembro a 16 de outubro. 

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Número de jornalistas presos no mundo chega a 293 e bate recorde

Segundo relatório do Comitê de Proteção de Jornalistas, a China é a nação com maior número de profissionais de mídia detidos - 50 atualmente - seguida pela Birmânia, Egito, Vietnã e Belarus.

Baixar arquivo
Economia

Copom sobe taxa básica de juros para 9,25% ao ano

Esse é o maior patamar da Selic em 4 anos e o sétimo aumento seguido da taxa em 2021

Baixar arquivo
Geral

Bretas é declarado incompetente em ações da Operação Fatura Exposta

A decisão, da Segunda Turma do STF, foi proferida no julgamento do habeas corpus impetrado pela defesa do empresário do ramo de saúde Miguel Iskin, um dos condenados

Baixar arquivo
Saúde

Rio retoma vacinação contra gripe nesta sexta-feira

A vacinação ficou suspensa por uma semana por causa da falta do imunizante.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa revela condições de vida e renda dos refugiados venezuelanos

Uma pesquisa feita por agências da ONU apontou dados importantes sobre as condições de vida e renda dos refugiados e migrantes venezuelanos interiorizados ao Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians é tricampeão paulista feminino

Com a presença de mais de 30 mil torcedores, as corinthianas fecharam o ano com a tríplice coroa, uma vez que conquistaram também as taças do Brasileiro e da Libertadores.

Baixar arquivo