Fiocruz defende continuidade no uso de máscaras e comprovante vacinal

Publicado em 18/10/2021 - 08:34 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Enquanto avançam as iniciativas de flexibilização das regras de enfrentamento ao coronavírus, inclusive com várias cidades abolindo a obrigatoriedade do uso de máscaras, a Fundação Oswaldo Cruz reforça a necessidade desse equipamento de proteção.

Pesquisadores do Observatório Covid-19, da Fiocruz, defendem que o sucesso no controle da pandemia, no atual estágio em que o Brasil se encontra, requer, além de elevada cobertura vacinal , a associação de medidas, como higienização das mãos, distanciamento social, exigência do uso de máscara e de comprovante de imunização.

O Observatório alerta: no momento em que menos de 50% da população está com esquema vacinal completo, é fundamental que o Brasil adote a obrigatoriedade do passaporte vacinal  como uma política pública de estímulo à vacinação e proteção coletiva. 

Segundo a última edição do Boletim do Observatório Covid-19, ao longo das duas últimas semanas epidemiológicas, vem diminuindo no país a velocidade na queda dos indicadores de letalidade e incidência de novos casos da doença.

Os dados mostram que, em agosto e setembro, houve uma redução média de 2%, por dia, nos casos e óbitos, sendo que os registros de internação e de mortes continuam muito concentrados entre os idosos.

O boletim revela, ainda, que as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos no SUS mantêm-se em patamares baixos em praticamente todos os estados.

Em relação ao alerta para incidência da doença, o Boletim aponta que Brasília permanece na zona de alerta crítico. Vitória e Porto Alegre estão na zona de alerta intermediário. Já Porto Velho e o Rio de Janeiro não figuram mais na zona de alerta para Covid.

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

STF cobra medidas para barrar novas contaminações de Covid

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou que em 48h o governo federal decida sobre adoções de medidas para barrar novas contaminações de Covid a partir de passageiros vindos do exterior.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os jogos de futebol desta segunda-feira

Ás 19h, o São Paulo enfrenta o Juventude e o Atlético Paranaense enfrenta o Palmeiras. Às 20h, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã e Internacional e Atlético Goianiense jogam no Sul. O Cuiabá recebe o Fortaleza em Mato Grosso. E para fechar, às 21h, a Chapecoense vai enfrentar o Sport.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 90% da população, em 9 estados, estão vacinados contra a Covid

Nove estados brasileiros ultrapassaram a marca de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose da vacina. São eles: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Segurança

Casos de feminicídios caem em São Paulo

No entanto, outras formas de violência contra a mulher aumentaram no período. É o caso da lesão corporal dolosa contra mulheres, ou seja, casos de agressão que não têm como resultado a morte das vítimas, aumentaram  9,3 % no estado e 35,9%  na capital paulista.

Baixar arquivo
Educação

No Pará, Alepa aprova ensino obrigatório de espanhol na rede pública

O projeto aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) torna obrigatório a ministração da disciplina de língua espanhola aos alunos da rede paraense de ensino.

Baixar arquivo