IFA produzido no Brasil passa por controle de qualidade nos EUA

Publicado em 23/10/2021 - 13:08 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dois lotes de pré-validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo, produzido no Brasil, foram encaminhados pela Fiocruz para controle de qualidade externo nos Estados Unidos. O IFA é o insumo necessário para a fabricação de vacinas contra a covid-19. Nos laboratórios norte-americanos, a remessa vai passar por um processo complexo de testagens, que envolve 14 etapas, sendo a mais longa delas com duração de 56 dias. Antes de seguir para os Estados Unidos, os lotes foram aprovados em todos os testes internos de qualidade.

O conjunto de ensaios vai permitir, segundo a Fundação, comparar o IFA nacional com o estrangeiro, garantindo que a matéria prima produzida no Brasil pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, possui os mesmos padrões de qualidade e segurança dos insumos importados por meio da Encomenda Tecnológica firmada com a Astrazeneca.

A produção do IFA nacional teve início em 21 de julho. As primeiras etapas consistem na produção de lotes de pré-validação e de validação, que são submetidos a um rígido controle de qualidade. Ao todo, são mais de 80 testagens ao longo de todo o processo produtivo do ingrediente.

Em paralelo ao início da avaliação externa, está em andamento a produção de outros quatro lotes do insumo. Até o fim deste ano, Bio-Manguinhos prevê dispor, dentre lotes de IFA produzidos e em processo, o equivalente a mais de 30 milhões de doses.

A previsão é de que a submissão do pedido de alteração de registro da vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, contemplando o novo local de fabricação do IFA, ocorra em novembro. Somente após o deferimento da Anvisa, será possível disponibilizar vacinas nacionais ao Ministério da Saúde. Neste momento, portanto, ainda não é possível afirmar o quantitativo nacional que estará liberado ainda este ano. Enquanto isso, a Fiocruz vai continuar recebendo remessas de IFA importado, garantindo produção e fornecimento contínuo de vacinas contra covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações. Ao todo, já foram disponibilizadas mais de 113 milhões de doses.

Edição: Sâmia Mendes / Naitê Almeida

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo