INCA alerta para perigos do consumo coletivo de narguilés na pandemia

Publicado em 26/10/2021 - 20:01 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A reabertura do comércio e com eles, bares, restaurantes e tabacarias, acendeu o sinal de alerta do INCA, o Instituto Nacional de Câncer. O receio é de que com a retomada, volte a crescer o consumo de tabaco pelo narguilé.

A tradição que vem do mediterrâneo de fumar por meio de mangueiras ligadas a um recipiente de água tem ganhado adeptos no país. Principalmente entre os mais jovens, pessoas entre 15 e 24 anos, como o cientista político João Victor Aguiar, de 24, que optou pelo Narguilé e cigarros eletrônicos por acreditar que eles fazem menos mal à saúde.

Usar a água como filtro para o tabaco pode até parecer um uso menos arriscado que o cigarro comum. Mas não é. Uma sessão de narguilé, que costuma durar entre 1hora a 90 minutos, equivale ao consumo de 100 cigarros comuns.

Os danos não acabam aí. Como a prática é coletiva, o narguilé também aumenta o risco de infecções por vírus e bactérias, o que inclui o coronavírus, como explica a chefe de Divisão de Controle de Tabagismo do INCA, Andrea Reis. Andrea lembra que não existem formas seguras de consumo do tabaco e que a ideia de que existem alternativas que reduzem danos, como o Narguilé ou o cigarro eletrônico, é uma estratégia da indústria tabagista para não perder mercado.

Um estudo publicado em 2020 pelo Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária mostra que no Brasil as doenças causadas pelo tabagismo custam cerca de R$ 125 bilhões por ano. Já o total de impostos arrecadados da indústria fica em torno de 10% do total de gastos, cerca de R$ 13 bilhões por ano.

A Anvisa lembra que os cigarros eletrônicos, conhecidos como Vapers, tem uso proibido no Brasil.

O uso do narguilé está submetido às mesmas regras do cigarro comum. Ou seja, o tabaco tem que estar registrado na Anvisa e trazer os mesmos alertas válidos para o cigarro. A venda para menores de idade é proibida e o produto não pode ser usado em espaços fechados.

Segundo o IBGE, em 2019, cerca de 12,8% dos brasileiros eram fumantes. O número corresponde a cerca de 21 milhões de pessoas. Desse total, 2,5 milhões eram usuários do narguilé.

 

Edição: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo