Livro resgata práticas de povos locais para a saúde na Amazônia

Autora destaca mudança de visão sobre civilização e primitivismo

Publicado em 21/10/2021 - 11:24 Por Cláudio Lobato - Repórter da Rádio Cultura FM - Belém

A professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Rosineide da Silva Bentes, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa Socioambiental da Amazônia (Gepamazon), traz mais uma edição que compõe a Série Vidas, o volume impresso Amazônia - Meio Ambiente, Qualidade de vida, Saúde e Temas Afins.

O evento de lançamento ocorreu no auditório central do campus da UEPA em Santarém. A autora, professora Rosineide Bentes, chama a atenção para a mudança de visão sobre civilização e primitivismo.

O livro chama a atenção para o fato de que a saúde não consiste apenas numa alimentação saudável, mas num propósito subjetivo que se adeque a cada ser e sua vivência e é uma continuação do volume A Medicina Tradicional Popular Amazônica e Temas Afins, com conhecimento sobre saúde proveniente de benzedeiras, pajés, consertadeiras, parteiras, ribeirinhos e povos tradicionais da Amazônia.

A ideia é resgatar práticas tidas como primitivas e antieconômicas, resultado de uma visão europeia de produção como revela a autora do livro, Rosineide Bentes.

A publicação mostra que o conceito de boa vida vem mudando cada vez mais. O ponto central de todo debate presente no volume dois é o reconhecimento de que a saúde e o bem-estar humano estão intimamente ligados ao estado do ambiente.

O livro assume importância fundamental quando desloca o foco do conhecimento formal e convencional do colonizador para um dos povos locais tradicionais, como destaca a autora Rosineide Bentes. 

A coleção Série Vidas compõe-se de cinco volumes, cada um tornando visível e dando voz a um tipo ou grupo social amazônida ou tratando de uma problemática de uma perspectiva profissional solidária, colaborativa, transdisciplinar e dialógica com os conhecimentos populares.

Últimas notícias
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo
Saúde

Rio não tem registro de casos da variante Ômicron no estado

Secretaria de Saúde vai emitir um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes que apresentem quadro de síndrome gripal, com realização de exame PCR, monitoramento e notificação por meio dos canais oficiais.

Baixar arquivo
Educação

Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

O Busão das Artes, com 15 metros de extensão, foi adaptado para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais e começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia faz operação para capturar responsáveis por morte de sargento

A ação acontece em comunidades da zona norte do Rio. Os agentes procuram pelos criminosos envolvidos no assassinato do do sargento Jamilton Machado de Assis, atingido, em outubro, por um tiro na cabeça dentro de uma viatura.

Baixar arquivo