Livro resgata práticas de povos locais para a saúde na Amazônia

Autora destaca mudança de visão sobre civilização e primitivismo

Publicado em 21/10/2021 - 11:24 Por Cláudio Lobato - Repórter da Rádio Cultura FM - Belém

A professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Rosineide da Silva Bentes, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa Socioambiental da Amazônia (Gepamazon), traz mais uma edição que compõe a Série Vidas, o volume impresso Amazônia - Meio Ambiente, Qualidade de vida, Saúde e Temas Afins.

O evento de lançamento ocorreu no auditório central do campus da UEPA em Santarém. A autora, professora Rosineide Bentes, chama a atenção para a mudança de visão sobre civilização e primitivismo.

O livro chama a atenção para o fato de que a saúde não consiste apenas numa alimentação saudável, mas num propósito subjetivo que se adeque a cada ser e sua vivência e é uma continuação do volume A Medicina Tradicional Popular Amazônica e Temas Afins, com conhecimento sobre saúde proveniente de benzedeiras, pajés, consertadeiras, parteiras, ribeirinhos e povos tradicionais da Amazônia.

A ideia é resgatar práticas tidas como primitivas e antieconômicas, resultado de uma visão europeia de produção como revela a autora do livro, Rosineide Bentes.

A publicação mostra que o conceito de boa vida vem mudando cada vez mais. O ponto central de todo debate presente no volume dois é o reconhecimento de que a saúde e o bem-estar humano estão intimamente ligados ao estado do ambiente.

O livro assume importância fundamental quando desloca o foco do conhecimento formal e convencional do colonizador para um dos povos locais tradicionais, como destaca a autora Rosineide Bentes. 

A coleção Série Vidas compõe-se de cinco volumes, cada um tornando visível e dando voz a um tipo ou grupo social amazônida ou tratando de uma problemática de uma perspectiva profissional solidária, colaborativa, transdisciplinar e dialógica com os conhecimentos populares.

Últimas notícias
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo