Mamografia é o exame mais indicado para a prevenção do câncer de mama

Publicado em 25/10/2021 - 12:16 Por Beatriz Evaristo - Repórter da RádioNacional - Brasília

O mês de outubro é dedicado a chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O exame preventivo mais indicado é a mamografia. E quem tem prótese de silicone também deve manter a rotina de cuidados com a saúde. É importante buscar informações seguras e fugir dos mitos em torno do tema. De acordo com Vilmar Marques, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, quem tem implante pode sim fazer a mamografia.

O implante também não representa um obstáculo no diagnóstico, como explica o médico Vilmar Marques.

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas mostram que o aumento dos seios é o procedimento mais procurado pelas brasileiras. Entre 2017 e 2018, foram mais de 319 mil cirurgias para colocação de silicone. A médica Fabiana Baroni, voluntária do Comitê Científico da organização não governamental Oncoguia, alerta que é preciso fazer o exame antes mesmo de se submeter à cirurgia.

Mulheres que passaram pela retirada da mama e colocaram prótese de silicone também devem fazer o exame com regularidade. Após a cirurgia de implante, é indicado esperar pelo menos seis meses para se submeter a uma mamografia.

 

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo