Metade da população do Brasil está imunizada contra a covid-19

Uso de máscaras e distanciamento social ainda são cruciais, diz SBI

Publicado em 21/10/2021 - 16:37 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil superou a marca de 50% da população com o esquema vacinal contra covid-19 completo, seja com vacinas de duas doses ou dose única. O IBGE estima que o Brasil tenha cerca de 213 milhões e 300 mil habitantes. 52% deles, quase 111 milhões, completaram a imunização.

O vacinômetro do Ministério da Saúde informa que foram distribuídas aos estados 320 milhões de doses de vacina contra o coronavírus e aplicadas 262 milhões. Mais de 4 milhões e 300 mil pessoas receberam a dose de reforço.

A moradora de Curitiba Ana Paula dos Santos, de 25 anos, recebeu a segunda dose na última sexta-feira. Ela diz estar aliviada por, enfim, estar com a proteção completa, mas que não abre mão dos cuidados básicos como uso de máscaras e distanciamento social.

O médico infectologista, Demetrius Montenegro, da Sociedade Brasileira de Infectologia, ressalta a importância da marca. Segundo ele, a vacina é a principal responsável pela redução de casos e de mortes por covid-19 no país. O impacto é sentido também dentro dos hospitais.

O infectologista diz que as medidas não farmacológicas, como uso de máscaras e distanciamento social, devem ser mantidas. Apesar da importância de a metade da população estar imunizada; a vacina ainda não é suficiente para garantir a segurança de todos.

Montenegro diz que, ainda são necessários mais estudos, mas é provável que seja necessário a dose de reforço anual da vacina.

O Ministério da Saúde iniciou a preparação para a campanha de 2022. O ministro Marcelo Queiroga já disse que o país conta com mais de 350 milhões de doses para o ano que vem.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo