Pesquisa mapeia deficiências alimentares em crianças menores de 5 anos

Publicado em 20/10/2021 - 10:42 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

14% das crianças brasileiras de até cinco anos apresentam deficiência da vitamina B12, que tem como principal fonte a carne vermelha. É o que aponta uma pesquisa inédita, divulgada nesta terça-feira, sobre o estado nutricional dessa faixa etária no país. O Enani 2019, Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, encomendado pelo Ministério da Saúde, mostra uma serie de deficiências alimentares e anemia identificadas nesse público.

Os dados foram colhidos e reunidos através de trabalho coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,  em parceria com  a Fundação Oswaldo Cruz  e as Universidades do Estado do Rio de Janeiro e Federal Fluminense.

A região Norte é a que apresenta maior taxa de prevalência de crianças com carência da vitamina B12, 28,5%. No Sudeste a taxa fica em 14%, 12% no Centro-Oeste, 11,7% no Nordeste e, 9,6%, na região Sul. O estudo aponta que um dos fatores para essa alta prevalência pode ser a dificuldade de acesso a alimentos ricos nesse nutriente.

As desigualdades também aparecem no recorte econômico e no quesito raça/cor. A proporção de crianças com baixos níveis de B12 é maior entre as famílias mais pobres e crianças pretas e pardas.

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, afirmou que os dados da pesquisa já estão sendo utilizados para orientação de políticas do SUS.

O estudo ainda apontou deficiência de vitamina D, produzida principalmente pela exposição ao sol. 4,3% dos menores de cinco anos no Brasil apresentam falta desse nutriente. As regiões Sul e Sudeste são as que apresentam maior prevalência, com o problema afetando 7,9% das crianças do Sul e 6,9% no Sudeste.

Já em relação a anemia, o estudo mostrou melhora do cenário no país. A porcentagem de crianças com essa condição foi reduzida à metade nos últimos 13 anos, se situando em cerca de 10%, em 2019. O cenário foi registrado em todas as regiões brasileiras, à exceção do Norte, que apresentou aumento de 6,6% neste período.

Outra redução apontada no estudo é o da deficiência de vitamina A. Na pesquisa atual, 6% das crianças na faixa etária até 5 anos apresentaram essa condição no Brasil, contra 17,4% em 2006.

O Enani-2019 visitou mais de 12 mil domicílios brasileiros entre fevereiro de 2019 e março de 2020. Participaram do estudo mais de  14.500 crianças menores de 5 anos, de 123 cidades, em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo