Prevent Senior assina acordo de conduta com Ministério Público de SP

Publicado em 22/10/2021 - 21:54 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Prevent Senior assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público de São Paulo. O Plano de Saúde se comprometeu a suspender o uso de medicamentos ineficazes do chamado kit covid, vai ter que publicar em jornais e portais da internet que nunca fez qualquer pesquisa científica para comprovar a eficácia desses medicamentos e está proibido de alterar o código de diagnóstico de covid de pacientes que morreram em decorrência de problemas provocados pela doença.

A única cláusula que ficou de fora do acordo foi a que obrigava a Prevent Senior a criar um Conselho Gestor com participação de funcionários e usuários do plano. Segundo o Ministério Público, esse ponto segue em negociação.

Além do Termo de Ajustamento, o Ministério Público negocia uma indenização por danos morais coletivos e não descarta mover uma ação na justiça contra  a operadora. O valor da indenização ainda não foi definido.

Outro ponto do Termo de Ajustamento é que a Prevent Senior passa a ser obrigada a fornecer o prontuário dos pacientes que morreram por covid em seus hospitais para os familiares das vítimas. Para Ana Carolina Navarrete, do IDEC, a medida pode facilitar que as famílias possam acionar a justiça.

Questionado se o Termo de Ajustamento de Conduta não seria um reconhecimento de culpa do plano de saúde, o advogado da Prevent Senior, Zacarelli Neto, negou. A Prevent Senior é acusada de ter feito experimentos clandestinos de medicamentos sem eficácia em pacientes com covid-19, ter ocultado a doença em certidões de óbito e ter antecipado os chamados cuidados paliativos, quando não existem mais tratamentos disponíveis,  para pacientes que ainda poderiam se recuperar. Onze pessoas ligadas à operadora de saúde tiverem o indiciamento pedido no relatório final da CPI da Pandemia..

Edição: Roberto Marques Piza

Últimas notícias
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Esportes

Time Brasil conquista 77 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago

As vagas garantidas foram em 14 modalidades: atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de domingo e próximas partidas do futebol

O Atlético Mineiro bateu o Bragantino de virada por 4 a 3. O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0.  Corinthians e Grêmio ficaram em 1 a 1. Ceará e América Mineiro ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo